10 Benefícios da Maçã e Tabela Nutricional

10 Benefícios da maçã para a sua saúde e tabela nutricional completa.

10 Benefícios da Maçã e Tabela Nutricional

A maçã é uma das frutas mais saudáveis do mundo e tem vários benefícios para  a saúde comprovados por estudos científicos e pesquisas. Abaixo estão 10 benefícios da maçã e tabela nutricional.

Tabela nutricional da maçã

100 g de maçã crua com casca contém ( 1 ):

Energia 52 kcal  
Proteína 0,26 g  
Carboidrato 13,81 g  
Fibra 2,4 g  
Açúcares 10,39 g  
Ácidos graxos, total saturado 0,028 g

Quais são as vitaminas da maçã?

As maçãs são uma boa fonte de fibra e vitamina C. Elas também contêm polifenóis, que podem ter vários benefícios à saúde.

Cálcio 6 mg
Ferro 0,12 mg
Magnésio 5 mg
Fósforo 11 mg
Potássio 107 mg
Sódio 1 mg
Zinco 0,04 mg
Cobre 0,027 mg
Vitamina C 4,6 mg
Tiamina 0,017 mg
Riboflavina 0,026 mg
Niacina 0,091 mg
Vitamina B-6 0,041 mg
Folato, total 3 µg
Colina, total 3,4 mg
Vitamina A 3 µg
Beta Caroteno 27 µg
Beta Criptoxantina 11 µg
Luteína + zeaxantina 29 µg
Vitamina E (alfa-tocoferol) 0,18 mg
Vitamina K (filoquinona) 2,2 µg

1- Ajuda a emagrecer

10 Benefícios da Maçã e Tabela Nutricional
Comer maçã ajuda a emagrecer

Alguns compostos naturais da maçã podem ajudar a emagrecer. E por ser rica em fibras e água, comer uma maçã antes da refeição inibe a fome te mantém satisfeito por mais tempo. ( 2 , 3 , 4 )

2- É bom para o coração

As maçãs contêm fibra solúvel – o tipo de fibra alimentar que pode ajudar a baixar o colesterol no sangue. Além disso, contêm polifenóis, que têm efeitos antioxidantes. Muitos deles estão concentrados na casca. Um desses polifenóis é a epicatequina flavonóide, que pode baixar a pressão arterial. ( 5 )

3- Reduz o risco de diabetes

Comer uma maçã por dia reduz o risco de ter diabetes tipo 2. Isso é devido ao seu conteúdo antioxidante polifenol. ( 6, 7 )

4- Tem efeitos prebióticos 

As maçãs contêm pectina, um tipo de fibra que atua como um prebiótico . Isso que alimenta as bactérias boas no seu intestino. ( 8 )

5- Pode ajudar a prevenir o câncer

As maçãs têm vários compostos naturais que podem ajudar a combater o câncer. Estudos ligaram a maçã a um menor risco de câncer e morte por câncer. ( 9 , 10 , 11 )

6- Combate a asma

Maçãs ricas em antioxidantes podem ajudar a proteger seus pulmões dos danos oxidativos.

7- Aumenta a imunidade 

A pele da maçã contém o flavonóide quercetina, que pode ajudar a regular o sistema imunológico e reduzir a inflamação. ( 12 )

8- É bom para os ossos

Os compostos antioxidantes e antiinflamatórios das maçãs podem melhorar a saúde óssea. Além do mais, comer frutas pode ajudar a preservar a massa óssea à medida que você envelhece. ( 13 )

9 – Protege o estomago contra os efeitos colaterais dos anti-inflamatórios 

Os analgésicos conhecidos como anti-inflamatórios não esteroidal (AINEs) podem causar lesões no revestimento do estômago. As maçãs contêm compostos que podem ajudar a proteger o revestimento do estômago de lesões causadas por analgésicos AINEs. 

10 – É bom para a memória 

10 Benefícios da Maçã e Tabela Nutricional
É bom para memória

O suco de maçã pode ajudar a preservar a acetilcolina, um neurotransmissor que pode diminuir com a idade. Baixos níveis de acetilcolina estão ligados à doença de Alzheimer.

Conclusão:

A maçã tem muitos benefícios para a saúde, e são incrivelmente saudáveis, comer uma maçã por dia reduz o risco de muitas doenças, incluindo diabetes e câncer. Além do mais, seu conteúdo de fibra solúvel pode ajudar a emagrecer e melhorar a saúde intestinal.

LEIA TAMBÉM: