10 Frutas que Soltam o Intestino

10 frutas que soltam o intestino para se livrar da prisão de ventre de forma natural. As frutas laxantes são ricas em fibras e ajudam a evitar a constipação e regular o sistema intestinal.

frutas que soltam o intestino

Quais as frutas que soltam o intestino?

Certas frutas podem ajudar a soltar o intestino, aliviar a constipação adicionando volume, amolecendo as fezes, diminuindo o tempo do trânsito intestinal e aumentando a frequência das evacuações. Leia mais para saber as 10 melhores frutas que soltam o intestino.

A prisão de ventre é quando a pessoas evacua menos de três vezes por semana, o tem dificuldade para evacuar, inchaço ou endurecimento das fezes, sensação de evacuação incompleta, sensação de bloqueio ou não consegue evacuar.

O tipo e a gravidade dos sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas tem constipação apenas raramente, enquanto em outros é um problema crônico.

A constipação tem várias causas, mas geralmente é o resultado do movimento lento dos alimentos através do sistema digestivo.

Isso pode ser devido à desidratação, dieta inadequada, medicamentos, doenças que afetam o sistema nervoso ou até mesmo distúrbios mentais.

1- Ameixa 

10 Frutas que Soltam o Intestino
Ameixa

A ameixa é muito conhecida como um remédio natural para a constipação. A fibra insolúvel das ameixas, conhecida como celulose, aumenta a quantidade de água nas fezes, o que aumenta o volume. Enquanto isso, a fibra solúvel das ameixas é fermentada no cólon para produzir ácidos graxos de cadeia curta, que também aumentam o peso das fezes. ( 1 )

2- Maçã

Uma maçã de tamanho médio com casca (cerca de 182 gramas) contém 4,4 gramas de fibra, o que é 17% da ingestão diária recomendada.  ( 2 )

Aproximadamente 2,8 gramas dessa fibra são insolúveis, enquanto 1,2 gramas são fibras solúveis, principalmente na forma de fibra dietética chamada pectina ( 3 )

No intestino, a pectina é rapidamente fermentada pelas bactérias para formar ácidos graxos de cadeia curta , que puxam a água para o cólon, amolecendo as fezes e diminuindo o tempo de trânsito intestinal. 

3- Pera

A pera é outra fruta rica em fibras que solta o intestino, com cerca de 5,5 gramas de fibra em uma fruta de tamanho médio (cerca de 178 gramas). Isso é 22% da ingestão diária de fibra recomendada. ( 4 )

4- Kiwi

Não é apenas a fibra do kiwi que combate a constipação. Uma enzima conhecida como actinidaína também é considerada responsável pelos efeitos do kiwi na motilidade intestinal e hábitos intestinais. ( 5 , 6, 7 )

5- Figo

10 Frutas que Soltam o Intestino
Figo

Um figo cru de tamanho médio (cerca de 50 gramas) contém 1,6 gramas de fibra. Além disso, apenas meia xícara (75 gramas) de figos secos contém 7,3 gramas de fibra, o que é quase 30% de suas necessidades diárias. ( 8, 9 ) Curiosamente, os figos contêm uma enzima chamada ficaína, que é semelhante à enzima actinidaína encontrada no kiwi.

6- Laranjas, toranjas e tangerinas

Frutas cítricas como laranjas, toranjas e tangerinas são frutas refrescantes e uma boa fonte de fibras. 

Por exemplo, uma laranja (cerca de 131 gramas) contém 3,1 gramas de fibra, o que é 13% da ingestão diária de fibra recomendada. Enquanto isso, uma toranja (cerca de 236 gramas) contém 2,6 gramas de fibra, atendendo a 10% de suas necessidades diárias ( 10, 11 ).

As frutas cítricas também são ricas em pectina, fibra solúvel, principalmente na casca. A pectina pode acelera o tempo do trânsito das fezes no cólon e reduz a constipação ( 12 )

Além disso, as frutas cítricas contêm um flavanol chamado naringenina, que ajuda evitar a constipação.

7- Banana

Rica em várias vitaminas e minerais importantes, as bananas também são relativamente ricas em fibras, com uma banana média contendo cerca de 3,1 gramas de fibras. ( 13 ) Muitos artigos na internet afirmam que as bananas causam constipação. Estudos não confirmaram isso, mas algumas pessoas acreditam que a banana prende o intestino.

8- Abacate

10 Frutas que Soltam o Intestino
Abacate

100 gramas de abacate contém 7 gramas de fibra, que é 27% das necessidades diárias. Cerca de 25% da fibra do abacate é solúvel, enquanto 75% é insolúvel. Frutas ricas em fibras, como o abacate, ajudam a regular o intestino. 

9- Frutas silvestres

A maioria das frutas silvestres é relativamente rica em fibras, o que as torna parte da nossa lista de frutas que soltam o intestino.

Os morangos contêm 3 gramas de fibra por xícara (152 gramas), mirtilos tem 3,6 gramas de fibra por xícara (148 gramas) e amoras pretas possuem 7,6 gramas de fibra por xícara (144 gramas) ( 10 , 11 , 12 ).

10 – Mamão

A enzima papaína do mamão ajuda a digerir a proteína da carne. Depois de um dia de churrasco, se você fica constipado, coma um mamão e seus problemas serão resolvidos.

Muitas pessoas usam o mamão como um remédio para constipação e outros sintomas da síndrome do intestino irritável (SII). 

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