12 Benefícios do Açaí, Nutrientes e Calorias

  • por
benefícios do açaí para a saúde

Benefícios do açaí para saúde

Açaí é uma “super fruta” brasileira  nativa da região amazônica, onde é um alimento básico e recentemente ganhou popularidade em todo o mundo e é elogiado por seus benéficos para  saúde.

O açaí é uma fruta roxa escura, que certamente tem muitos nutrientes importantes e muitas calorias. Leia mais para saber os 5 benefícios do açaí para  saúde, comprovados por estudos científicos.

Índice:

Açaí é fruta?

Benefícios do açaí

Açaí é considerado uma fruta

O açaí é um fruto redondo de 2,5 cm que crescem nas palmeiras das florestas tropicais da América Central e do Sul. Ele têm uma pele roxa escura e a polpa é amarela ao redor de uma semente grande.

Por conterem caroços como os damascos e as azeitonas, tecnicamente, o açaí não é uma fruta. No entanto, eles são referidos como frutas.

Na floresta amazônica, o açaí acompanha quase todas as refeições dos nativos.

Para ser comestível, o açaí é deixado de molho em água para amaciar a pele externa, que é dura,  e depois é feito um tipo de purê que forma uma pasta roxa escura, conhecida como polpa de açaí.

O açaí tem um sabor de terra, que é frequentemente descrito como uma mistura de sabor de amora e chocolate sem açúcar.

Os frutos frescos do açaí têm uma vida útil curta por isso, são vendidos como polpa da fruta congelada ou em pó seco ou suco industrializado.

Às vezes, o açaí também é usado para dar sabor a alguns alimentos industrializados, como por exemplo: jujubas e sorvetes e doces. Além disso o óleo do açaí, por ter muitos benefícios, é usado em produtos cosméticos, como cremes e óleos para o corpo.

Tabela nutricional do açaí

O açaí têm uma tabela nutricional única para uma fruta, pois possuem muito pouca gordura e pouco açúcar.

100 gramas de polpa de açaí congelado tem a seguinte tabela nutricional ( 1 ):

Calorias
Calorias70
Gordura5 g
Gordura Saturada1,5 g
Carboidratos4 g
Açúcar2 g
Fibras2 g
Vitaminas
Vitamina A750 Ui
Minerais
Cálcio20 mg
Sódio10 mg

Além disso, o açaí também contém outros minerais, incluindo cromo, zinco, ferro, cobre, manganês, magnésio, potássio e fósforo ( 2 )

Mas alguns dos mais poderosos benefícios para a saúde do açaí vêm dos seus compostos vegetais.

O mais notável deles são as antocianinas, que dão aos açaí sua cor roxa forte e atuam como antioxidantes poderosos.

Você também pode encontrar antocianinas em outros alimentos azuis, pretos e roxos, como por exemplo: cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maçã,
pêssego,tamarindo, batata roxa, groselha preta e vermelha,
mirtilo, repolho roxo e rabanete.

O açaí é rico em anti oxidantes 

Os antioxidantes são importantes para o nosso corpo porque neutralizam os efeitos dos radicais livres em todo o corpo.

Se os radicais livres não forem neutralizados pelos antioxidantes, eles podem danificar as células e levar a uma série de doenças, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas ( 3 )

O açaí têm uma quantidade incrivelmente alta de antioxidantes, superando todas as outras frutas ricas em antioxidantes.

É bom para o coração

Benefícios do açaí

É bom para o coração

O consumo de antocianina tem sido fortemente associado à proteção ao estresse oxidativo .

Um estudo descobriu que o consumo regular de antocianinas pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia idade. 

A ingestão de fibras não está associada apenas a uma menor incidência de doença cardiovascular, mas também a uma progressão mais lenta da doença em indivíduos de alto risco.

Baixa o colesterol

Estudos em animais sugeriram que o açaí pode baixar o colesterol, diminuindo o colesterol total e o LDL ( Ruim ). Além disso, o açaí contém esteróis vegetais, que impedem a absorção do colesterol pelo organismo. ( 3 ).

Combate o câncer

Embora nenhum alimento seja um escudo mágico contra o câncer, sabe-se que alguns alimentos impedem a formação e a propagação de células cancerígenas.

Os estudos em tubo de ensaio e em animais revelaram esse tipo de efeito anticâncer no açaí. ( 4 )

Melhora a função cerebral

Benefícios do açaí

Melhora a função cerebral

Os muitos compostos vegetais do açaí também podem proteger seu cérebro contra danos à medida que envelhecemos. ( 5 )

Os antioxidantes do açaí neutralizam os efeitos prejudiciais da inflamação e oxidação nas células cerebrais, que podem afetar negativamente a memória e o aprendizado. ( 6 )

É bom para a pele

Os antioxidantes do Açaí combatem os radicais livres , que podem danificar sua pele .

Como estamos constantemente expostos a esses radicais livres, seja por poluição, contaminantes ambientais, estresse, má nutrição ou muita luz ultravioleta, precisamos de doses regulares de antioxidantes para reparar nossas células da pele . Mas essa não é a única maneira pela qual o Açaí pode proteger sua pele.

Um estudo de 2017 publicado na Toxicological Research descobriu que os extratos de açaí têm o potencial de ajudar sua pele a curar feridas . Isso provavelmente tem algo a ver com os altos níveis de polifenóis e antocianinas, que outros estudos têm mostrado que aumenta a produção de colágeno e elastina.

É bom para o intestino

Benefícios do açaí

É bom para intestino

A fibra e os antioxidantes do açaí são bons para o seu intestino .

Os pesquisadores fizeram um estudo preliminar em 2017, publicado na Food Chemistry , que analisou os efeitos da ingestão de açaí no trato digestivo humano.

Eles concluíram que o açaí pode atuar como um prebiótico no cólon . Isso significa que eles têm a capacidade de alimentar as boas bactérias intestinais, o que melhora sua saúde digestiva.

Açaí ajuda a emagrecer

Açaí pode ajudar a perder peso e manter o peso estável. Um estudo interessante descobriu que o consumo de 200 gramas de polpa de açaí reduz a gordura corporal total, dobras cutâneas e aumenta a sensibilidade à insulina nas mulheres com sobrepeso.  No mesmo estudo, mulheres cujo peso corporal era normal elas tiveram uma redistribuição da gordura corporal, com redução da gordura corporal subcutânea, mas aumento da gordura visceral.

Aumenta a imunidade

As pessoas chamam o açaí de superalimento por um bom motivo. Estudos descobriram que o consumo de açaí fortalece o sistema imunológico . Além disso, o açaí também aumentou a produção dos glóbulos brancos que fortalece o sistema imunológico. 

Benefícios do acai para o homem

Embora não seja um afrodisíaco propriamente dito, o açaí está ligado ao aumento da circulação sanguínea no corpo humano, um fenômeno que pode contribuir para aumentar o desejo sexual, especialmente nos homens. Em um estudo, quando homens acima do peso tomaram uma tigela de açaí, isso resultou em um aumento da função vascular, o que melhorou a circulação do sangue nos vasos sanguíneos do corpo, aumentando assim o desejo sexual.

Benefícios do açaí para os praticantes de musculação

Benefícios do açaí para os praticantes de musculação

Tomar suco ou polpa de açaí dá energia e melhora a recuperação pós treino.

Devido aos seus benefícios para a saúde, tomar polpa de açaí pode aumentar a energia e  a resistência física, e pode até ajudar a combater a fadiga e a exaustão – principalmente após o exercício. ( 7 ) Em um estudo, beber uma bebida de açaí não apenas reduziu o estresse metabólico do corpo causado pelo exercício , mas também aumentou a força. Também aumentou o tempo de treino antes exaustão. Sempre que precisar de um impulso energético, basta tomar uma tigela de açaí ou um copo de suco, e você terá mais energia em pouco tempo!

É bom para os fumantes

O extrato de de açaí possui propriedades que podem impedir a irritação nos pulmões, normalmente ligada a problemas respiratórios causados pela inalação de fumaça. ( 8 ) Embora o ideal seja parar de fumar ou nunca começar, se você fuma ou é fumante passivo, as propriedades antioxidantes do açaí podem reduzir o inchaço causado pela fumaça dentro dos pulmões.

Pode comer açaí todos os dias?

Dado que o açaí é uma fruta saudável e rica em antioxidantes, você pode comer açaí todos os dias.

No entanto, sempre é bom ter cautela , pois tudo em excesso faz mal. Houveram casos de pessoas contaminadas com a doença de Chagas, por comerem polpa de açaí que foram preparadas junto com o inseto que causa a doença ( 7 ). Por isso escolha sempre uma marca renomada e de confiança. Além disso, por ser muito calórico, tomar açaí todos os dias pode engordar, principalmente as tigelas de açaí que contem grande quantidade caldas, coberturas e etc…

Conclusão:

Graças ao seu alto teor de antioxidantes, o açaí tem muitos benefícios potenciais para a saúde.

Ele é rico em compostos vegetais poderosos, que atuam como antioxidantes e podem ter benefícios para o cérebro, para o coração, baixar o colesterol e para a saúde em geral.

Além disso, é rico em gorduras e fibras alimentares, assim o açaí é um alimento muito saudável .

Gostou do artigo? Ajude nosso blog compartilhando nas redes sociais.

50 alimentos para baixar o colesterol - banner 600
50 alimentos para baixar o colesterol – BAIXE AGORA

LEI TAMBÉM:

Marcações: