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5 Benefícios do Caqui

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Origem do caqui

Original da China, 0 caqui é cultivado há milhares de anos por suas deliciosas frutas e por seus benefícios.

Tipos de caqui

Embora existam centenas de tipos, as variedades Hachiya e Fuyu estão entre as mais comuns. Os caquis Hachiya em forma de coração são adstringentes, o que significa que são muito ricos em taninos que dão à fruta o sabor amargo e seco. Esse tipo de caqui precisa estar totalmente maduro para ser consumido. Os caquis Fuyu também contêm taninos, mas são adstringentes. Ao contrário dos caquis Hachiya, a variedade Fuyu crocante e em forma de tomate pode ser consumido mesmo quando não está completamente maduro.

Como comer caqui

Os caquis podem ser consumidos frescos, secos ou cozidos ou em geleias, bebidas, tortas, e pudins. Uma dica para acelerar o processo de amadurecimento do caqui é colocar uma ou duas gota de álcool no cabo da fruta e deixar na fruteira por alguns dias.

Tabela nutricional 

O caquis não é apenas saboroso, mas também é rico em nutrientes que tem vários benefícios para a sua saúde. Um caqui médio contém: ( 1 )

Calorias 118 Kcal
Carboidratos  31 g
Proteína 1 g
Gordura 0,3 g
Fibras 6 g
Vitaminas e minerais
Vitamina A 2733 Ui
55%*
Vitamina C 12,6 mg 21%*
Vitamina E 1,2 mg 6%*
Vitamina K 4,4 mcg 5%*
Vitamina B6 0,2 mg 8%*
Potássio 270 mg 8%*
Cobre 0,2 mg 9%*
Manganês 0,6 mg 30%*

 

Além disso, os caqui também é uma boa fonte de tiamina (B1), riboflavina (B2), folato, magnésio e fósforo.

Benefícios do caqui

O caqui tem poucas calorias e é rico em fibras, assim é uma fruta que ajuda na perda de peso . Apenas um caqui contém mais da metade da ingestão recomendada de vitamina A, uma vitamina lipossolúvel essencial para a função imunológica, visão e desenvolvimento do feto ( 2 ).

Além de vitaminas e minerais, o caqui contêm uma grande variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, flavonoides e carotenoides, que tem muitos benefícios para sua saúde ( 3 ).

As folhas da fruta caqui também são ricas em vitamina C, taninos e fibras, por isso são usados como chás terapêuticos. ( 4 )

1- Combate os radicais livres

O caqui contêm compostos vegetais que possuem antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a prevenir ou retardar os danos celulares, combatendo o estresse oxidativo, um processo causado pelos radicais livres.

O estresse oxidativo está associado a algumas doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, câncer e doenças neurológicas como a doença de Alzheimer. ( 5 )

2- É bom para o coração

É bom para o coração

O caquis contêm antioxidantes flavonoides e taninos, que tem benefícios para a saúde do coração, baixa a pressão sanguínea, diminui a inflamação e ajuda a baixar o colesterol.

3- Previne doenças cardíacas, artrite, diabetes, câncer e obesidade

Essas doenças estão todas ligadas à inflamação crônica. O caqui é ricos no poderoso antioxidante vitamina C, que ajuda a diminuir a inflamação, que é a causa comum dessas doenças. ( 6 , 7 , 8 )

4- Baixa o colesterol

Alimentos ricos em fibras, como o caqui, pode ajudar a baixar o colesterol, a glicose no sangue e mantém o sistema digestivo funcionando bem.

5- É bom para os olhos

O caqui é muito rico em vitamina A, luteína e zeaxantina, todos esses nutrientes são fundamentais para ter uma visão saudável.

Conclusão:

O caqui é uma fruta muito doce cheias de vitaminas, minerais, fibras e compostos vegetais com vários benefícios para a saúde e está entre as frutas mais saudáveis do mundo. Além disso, é bom para a saúde do coração, reduz a inflamação, é bom para a visão e mantém o sistema digestivo funcionando.

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