6 Benefícios da Amora e Tabela Nutricional

6 Benefícios da Amora para sua saúde

Benefícios da Amora

Benefícios da amora para à saúde

A amora é uma fruta doce, porém azeda, são frutas de verão, mas os benefícios da amora vão muito além do seu sabor e da sua cor forte, pois a amora também têm muitos benefícios impressionantes para à saúde.

1- Rica em vitamina C

Apenas 100 g de amora tem 21 mg de vitamina C ( 2 ). Isso é metade do valor diário recomendado. A vitamina C é essencial para a formação de colágeno nos ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. A vitamina C também pode:

  • Curar feridas
  • Regenerar a pele
  • Combater os radicais livres (moléculas liberadas por toxinas) no corpo
  • Absorver ferro
  • Tratar e evitar o resfriado comum
  • Evitar escorbuto

Mais pesquisas são necessárias, mas alguns estudos sugerem que a vitamina C ajuda a reduzir a formação de substâncias causadoras de câncer no corpo. A vitamina C atua como um antioxidante que também pode reduzir o estresse oxidativo no organismo que pode levar ao câncer.

2. Ricas em fibras

Benefícios da Amora
A amora é rica em fibras

A maioria das pessoas não consome alimentos ricos em fibras suficiente em sua dieta. Isso é um problema: uma dieta pobre em fibras tem sido associada a problemas digestivos como inchaço, prisão de ventre, hemorroida e dor de estômago. E de acordo com Estudo de 2013, não comer alimentos com fibra pode aumentar o risco de doença cardíaca. ( 1 )

Uma dieta rica em fibras pode ajudar você a:

  • Reduzir o colesterol
  • Melhora o sistema intestinal
  • Controlar os níveis de glicose no sangue, diminuindo a taxa de absorção de açúcar
  • Ajuda a perder peso, fazendo você se sentir mais satisfeito
  • Ajuda a nutrir as bactérias intestinais saudáveis

Para uma fruta tão pequena, as amoras-pretas são ricas em fibras. 100 g de amoras-pretas tem 5,3 g de fibras. ( 2 )

3. Ótima fonte de vitamina K

A vitamina K é a razão pela qual você não sangra até morrer quando se corta: pois ela ajuda a coagular o sangue. A vitamina K também tem um papel importante no metabolismo ósseo. A deficiência de vitamina K pode causar o afinamento do osso e fraturas. Além disso, aumenta a chance de sofrer contusões, sangramento menstrual intenso e sangue nas fezes ou na urina.

Apenas 100 g de amoras fornece quase 19,8 mcg de vitamina K – mais de um terço do valor diário recomendado de vitamina K.

Se você toma anticoagulantes, então consuma mais alimentos ricos em vitamina K, como amoras, vegetais de folhas verdes, soja e laticínios fermentados.

4. Alto teor de manganês

Você não ouve tanto falar sobre manganês quanto outros minerais, mas ele é vital para o desenvolvimento ósseo e para fortalecer o sistema imunológico. Também ajuda o corpo a metabolizar os carboidratos, aminoácidos e colesterol. Como a vitamina C, o manganês desempenha um papel fundamental na formação de colágeno. E a enzima que ajuda o manganês a formar colágeno, a prolidase, também ajuda a curar rapidamente as feridas.

O manganês pode ajudar a prevenir a osteoporose, controlar a glicose no sangue e reduzir as crises epilépticas.

100 g de amoras contém  0,06 mg de manganês, quase metade do valor diário recomendado. Mas saiba que excesso de manganês pode ser tóxico.

É improvável que você consuma grandes quantidades de manganês dos alimentos, a menos que tenha alguma doença que impeça seu corpo de eliminar o excesso de manganês, como doença hepática crônica ou anemia.

5. Pode melhorar a saúde do cérebro

Benefícios da Amora
A amora é boa para o cérebro

Comer frutas silvestres como amoras pode melhorar a saúde do cérebro e ajudar a prevenir a perda de memória causada pelo envelhecimento, de acordo com uma revisão de pesquisa no Journal of Agricultural and Food Chemistry ( 3 ). A análise concluiu que os antioxidantes presentes nos frutos silvestres ajudam a combater os radicais livres e alteram a forma como os neurônios do cérebro se comunicam. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação cerebral, o que pode levar a problemas cognitivos e motores, comuns ao envelhecimento.

6. Benefícios da amora para a saúde bucal

De acordo com um Estudo de 2013 ( 4 ), o suco de amora possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias contra alguns tipos de bactérias que causam doenças bucais. Os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários, mas sugerem que o suco de amora pode ajudar a prevenir e controlar doenças gengivais e cáries.

Tabela Nutricional

Calorias43
Carboidratos12 g
Fibras5,3 g
Gordura Total0,5 g
Valores por 100 g de amora fresca

Vitaminas

Vitamina A214 Ui
Vitamina C21 mg
Vitamina E1,2 mg
Vitamina K19,8 mcg
Folato28 mcg
Colina 8,5 mg
Valores por 100 g de amora fresca

Minerais

Calcio29 mg
Ferro0,6 mg
Magnésio20 mg
Fósforo22 mg
Potássio162 mg
Sódio1 mg
Zinco0,5 mg
Valores por 100 g de amora fresca

Conclusão:

Há um motivo para chamar as amoras de superalimento. Elas são ricas em vitaminas e minerais, fibras e antioxidantes. Além disso tem poucas calorias, carboidratos e gorduras. A amora também é uma fruta versátil e fáceis de adicionar à sua dieta.

Embora sejam necessários mais estudos para determinar se as amoras combatem definitivamente o câncer e ajudam a prevenir doenças cardíacas, a pesquisa até agora é empolgante. Sabemos que existem evidências substanciais para confirmar que uma dieta rica em frutas pode prevenir o câncer, além de muitos outros benefícios.

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