Carambola é uma potência de vitamina C
Atualmente usada apenas como decoração nos pratos, devido à sua cor vibrante e aparência interessante em forma de estrela, a carambola é na verdade rica em nutrientes e tem vários benefícios para a saúde que valem a pena acrescentar ao seu prato. Rica em antioxidantes , fibras e vitamina C, a carambola deixou de ser apenas uma fruta exótica e decorativa, sendo reconhecida por seus benefícios para a saúde em vários estudos recentes. Mas, há algumas restrições, algumas pessoas não podem comer carambola.
A carambola é uma fruta agridoce que tem a forma de uma estrela de cinco pontas. A pele é comestível e a polpa tem um sabor suave e azedo, o que torna os pratos decorados com a fruta, exóticos no sabor e na aparência. A carambola pode ser amarela ou verde. E tem dois tipos: Uma variedade menor e azeda e uma maior e mais doce.
Origem
A carambola é nativa do Vietnã, Índia, Indonésia, Nepal, Malásia e Filipinas. Embora tenha sido cultivada há séculos no sudeste da Ásia, não está claro exatamente onde ou quando a fruta se originou. Segundo algumas fontes, Sri Lanka, Indonésia ou Malásia são algumas das origens mais prováveis. E, como outras frutas nativas da Ásia,é muito reconhecida por seus benefícios à saúde.
Tabela nutricional
A carambola tem poucas calorias, quase zero de gordura e zero colesterol. Abaixo as informações nutricionais da carambola, por 100 g da fruta. ( 1 )
Calorias | 31 |
Carboidratos | 6,8 g |
Fibras | 2,8 g |
Gordura | 0,3 g |
Vitaminas | |
---|---|
Vitamina A | 61 Ui |
Vitamina C | 34,4 mg |
Além das vitaminas citadas acima, a carambola também tem pequenas quantidades de alguns minerais, como: Cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio.
Benefícios da carambola
1- Rica em antioxidantes
A carambola é uma fonte impressionante de antioxidantes, compostos que combatem os radicais livres e ajudam a melhorar a saúde de várias formas. Estudos mostram que os antioxidantes tem uma longa lista de benefícios à saúde e ajudar a proteger contra doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer. ( 2 )
2- Tem propriedades anti câncer
Cheio de antioxidantes, não surpreende que alguns estudos tenham relatado que esse alimento denso em nutrientes pode ter poderosas propriedades anticâncer. ( 3 )
Alguns dos compostos específicos encontrados na fruta também demonstraram ser eficazes contra o câncer, como a quercetina, que demonstrou bloquear a progressão das células cancerígenas em alguns estudos in vitro. Mas, ainda são necessárias mais pesquisas para determinar os efeitos potenciais da carambola no câncer em humanos.
3- Baixa o colesterol

Embora o colesterol seja essencial para a saúde, comer alimentos ricos em gordura pode causar acúmulo na corrente sanguínea, endurecendo as artérias e aumentando o risco de doenças cardíacas. Curiosamente, estudos preliminares in vitro e em animais descobriram que alguns dos compostos encontrados na fruta podem ajudar a baixar o colesterol e manter o coração saudável e forte. ( 4 )
4- Aumenta a imunidade
Apenas uma carambola média supre até 52% de sua necessidade de vitamina C , assim está no mesmo nível de algumas frutas ricas nessa vitamina como acerola, laranja , limão e limas, que fortalecem o sistema imunológico. A vitamina C também pode ajudar a te proteger contra outras doenças, incluindo malária, pneumonia e infecções por diarreia. ( 5 )
5- É bom para o intestino
A carambola é considerada um alimento rico em fibras , o que tem benefícios para o sistema digestivo. Apenas uma porção já atende até 10% de suas necessidades diárias de fibra de uma só vez. Os alimentos ricos em fibras, melhora a saúde do micro bioma intestinal, sendo usada no tratamento e prevenção de doenças como diverticulite, hemorroidas, úlceras intestinais e refluxo ácido.
6- Reduz a inflamação
Embora a inflamação aguda seja um importante processo imunológico projetado para ajudar a proteger o corpo contra invasores, a inflamação crônica pode realmente ser prejudicial à saúde. A inflamação a longo prazo tem sido associada a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e distúrbios autoimunes. ( 6 )
Carambola faz mal?

Apesar dos muitos benefícios impressionantes da carambola, pode fazer mal para algumas pessoas. Embora possa ser uma ótima maneira de aumentar sua ingestão de vitamina C e fibra, existem certos grupos de pessoas que não podem comer essa fruta.
A carambolas da variedade azedas são ricas principalmente em oxalatos, compostos encontrados em certos alimentos que podem aumentar o risco de pedras nos rins em algumas pessoas. O consumo de grandes quantidades de carambola também foi associado a danos nos rins em alguns casos.
Além disso, estudos observaram que o consumo de carambola pode causar neuro toxicidade em pacientes com doença renal crônica, devido à presença de uma toxina específica encontrada na fruta. Portanto, se você tiver algum problema nos rins, é melhor não comer carambola para evitar intoxicação.
Da mesma forma, a carambola pode alterar a maneira como certas drogas são metabolizadas no corpo, inibindo a atividade de várias enzimas. Se você estiver tomando algum medicamento, verifique com seu médico para garantir que pode comer carambola.
Conclusão:
Carambola é uma fruta deliciosa, tem poucas calorias, mas cheia de vitamina C, fibras e antioxidantes.
No entanto, pessoas com problemas renais ou que tomam certos medicamentos devem consultar um médico antes de comer esta fruta.
Para a maioria das pessoas, porém, carambola além de ser saudável e saborosa tem vários benefícios à saúde.
LEIA TAMBÉM: