Site icon Benefícios das Frutas

6 Benefícios do Abacaxi

Benefícios do Abacaxi

Benefícios do Abacaxi

Benefícios do abacaxi para o homem

O abacaxi ( Ananas comosus ) é uma fruta tropical incrivelmente deliciosa e saudável, aqui estão 8 benefícios de saúde impressionantes do abacaxi. Leia mais …

Original da América do Sul, onde os primeiros exploradores europeus deram o nome dessa fruta de abacaxi por sua semelhança com uma pinha. Esta fruta popular é rica em nutrientes, antioxidantes e outros compostos fabulosos, como enzimas que podem combater inflamações e doenças.

O abacaxi e seus compostos tem muitos benefícios para a saúde, incluindo melhorar a digestão, aumentar a imunidade e acelerar a recuperação pós cirurgia, entre outros.

Em que o abacaxi é rico?

O abacaxi tem poucas calorias, mas possui uma quantidade de nutrientes incrivelmente impressionante. ( 1 ) 100 gramas de pedaços de abacaxi contém o seguinte:

Abacaxi tabela nutricional:

Calorias 50
Carboidratos 13 g
Gordura 0,1 g
Proteínas 0,5 g
Vitaminas do Abacaxi
Vitamina A 58,1 Ui
Vitamina C 47,8 mg
Vitamina K 0,7 mcg
Tiamina  0,1 mg
Niacina 0,5 mg
Vitamina B 6 0,1 mg
Folato 18 mcg
Ácido pantotênico  0,2 mg
Colina 0,5 mg
Betaína 0,1 mg
Minerais
Cálcio 13 mg
Ferro 0,3 mg
Magnésio 12 mg
Fósforo 8 mg
Potássio 109 mg
Sódio 1 mg
Zinco 0,1 mg
Cobre 0,1 mg
Manganês  0,9 mg
Selênio 0,1 mcg

Além disso, 100 g de abacaxi tem 0,6 mg de fitoesteróis. 

A vitamina C é essencial para o crescimento e desenvolvimento, fortalece o sistema imunológico ajuda na absorção de ferro dos alimentos. Enquanto isso, o manganês, que é um mineral natural também auxilia o crescimento, mantém o metabolismo saudável e possui propriedades antioxidantes.

1- Rico em anti oxidantes

O abacaxi não são apenas rico em nutrientes, ele também é muito rico em antioxidantes saudáveis.

Os antioxidantes são moléculas que ajudam seu corpo a combater o estresse oxidativo. O estresse oxidativo é quando há muitos radicais livres no corpo. Esses radicais livres interagem com as células do corpo e causam danos como a inflamação crônica, enfraquece o sistema imunológico e também causa muitas doenças.

O abacaxi é principalmente rico em antioxidantes conhecidos como flavonoides e ácidos fenólicos (2)

2- Benefícios do abacaxi para digestão

Benefícios do abacaxi para digestão

O abacaxi contém um grupo de enzimas digestivas conhecidas como bromelina. Eles funcionam como proteases, que quebram as moléculas de proteína, como aminoácidos e pequenos peptídeos (3)

Uma vez quebradas, as moléculas de proteína são absorvidas mais facilmente pelo intestino delgado. Por isso o abacaxi tem benefícios para pessoas com insuficiência pancreática, uma doença na qual o pâncreas não pode produzir enzimas digestivas.

Além disso a bromelina também é muito usada como amaciante de carne, devido à sua capacidade de decompor as proteínas da carne. Experimente colocar um pouco de suco de abacaxi em um pedaço de carne crua e veja o que acontece.

3- Tem efeitos de combate o câncer

O câncer é uma doença crônica , quando há um crescimento descontrolado das células. Sua progressão é sempre ligada ao estresse oxidativo e inflamação celular crônica.

Vários estudos mostraram que o abacaxi e seus compostos podem reduzir o risco de câncer. Isso porque esses compostos podem minimizar o estresse oxidativo e reduzir a inflamação celular.

Um desses compostos é o grupo de enzimas digestivas chamadas bromelina. 

4- Aumenta a imunidade

O abacaxi é usado na medicina tradicional há séculos. Eles contêm uma grande variedade de vitaminas, minerais e enzimas como a bromelina que podem aumentar a imunidade e suprimir a inflamação.

5- Trata a artrite

Existem muitos tipos de artrite, mas a maioria delas é uma inflamação nas articulações. Como o abacaxi contém bromelina, que possui propriedades anti-inflamatórias, comer abacaxi pode aliviar a dor em pessoas que sofrem com artrite inflamatória.(4)

6- Acelera a recuperação após a cirurgia 

Comer abacaxi pode reduzir o tempo necessário para se recuperar de uma cirurgia ou exercício.

Isto é principalmente devido às propriedades anti-inflamatórias da bromelina. ( 5) . Acredita-se que proteases como a bromelina aceleram a recuperação dos danos causados ​​por exercícios extenuantes, reduzindo a inflamação ao redor do tecido muscular danificado. (6)

Conclusão:

O abacaxi é delicioso, tem poucas calorias e muito rico em nutrientes e antioxidantes.

Seus nutrientes e compostos têm muitos benefícios impressionantes para a saúde, incluindo melhora a digestão, reduz o risco de câncer, aumenta a imunidade, alivia os sintomas da artrite e melhora recuperação após a cirurgia e exercícios físicos intensos. O abacaxi também é incrivelmente versátil e pode ser consumido de várias maneiras.

Agora aproveite todos os benefícios do abacaxi para sua saúde, e coma abacaxi com mais frequência.

Sair da versão mobile