7 Benefícios do Abacate

Aqui estão 7 benefícios do abacate para a saúde, todos confirmados por pesquisas científicas.

benefícios do abacate

O abacate é uma fruta única, enquanto a maioria das frutas consiste principalmente de carboidratos, o abacate é rico em gorduras boas e saudáveis e muitos estudos mostram que os benefícios do abacate para a saúde.

Aqui estão 7 benefícios do abacate para a saúde, tudo confirmado por pesquisas científicas.

Índice:

O abacate é cientificamente conhecido como Persea americana. Esta fruta é muito consumida atualmente por seu alto valor nutritivo e é usada em vários pratos devido ao seu bom sabor e textura macia. É o principal ingrediente do guacamole, um prato típico mexicano.

Hoje em dia, o abacate se tornou um alimento incrivelmente famoso entre as pessoas que desejam emagrecer, baixar a glicose e colesterol. Ou seja, pessoas que são preocupadas com a sua saúde. O abacate é conhecido como um superalimento, o que não é surpreendente, dadas a todos os seus benefícios poderosos.

Existem muitos tipos de abacate que variam em forma e cor – do abacate pera ao redondo e do verde ao preto. Eles também podem pesar de 220 gramas a 1,4 kg.

Aqui estão 7 benefícios do abacate para a saúde, tudo confirmado por pesquisas científicas.
Tipos mais comuns de abacate

Aqui no Brasil, as variedade de abacate Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal, Hass e milênio são as mais conhecidas e cultivadas.

A carne verde-amarela dentro da fruta é comestível, mas a pele e a semente são descartadas.

O abacate é muito nutritivo e contém uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 vitaminas e minerais diferentes.

Tabela nutricional do abacate

Cada 100 g de abacate contém ( 1 ):

Informações sobre calorias
Calorias totais 160 
Carboidratos 30,6
Gorduras 123
Proteínas 6,7 
Gorduras e ácidos graxos
Gordura total 14,7 g
Saturada 2,1 g
Monoinsaturada 9,8 g
Polinsaturada  1,8 g
Proteínas
Proteínas 2 g
Vitaminas
Vitamina A 146 Ui
Vitamina C 10 mg
Vitamina E 2.1 mg
Vitamina K 21 mcg
Niacina 1.7 g
Folato 81 mcg
Ácido pantotênico 1.4 mg
Colina  14,2 mg

Além isso, o abacate contém: Tiamina, riboflavina e betaína.

Minerais
Calcio 12 mg
Ferro 5 mg
Magnésio 29 mg
Fósforo 52 mg
Potássio 485 mg
Sódio 7 mg
Zinco 0,6 mg

Além desses minerais o abacate contém: Cobre, manganês, selênio e fluoreto.

O abacates não contêm colesterol ou sódio e têm pouca gordura saturada. É por isso que alguns especialistas acreditam que essas substâncias são prejudiciais, o que é um assunto muito debatido.

1- Baixa a pressão

Benefícios do abacate para baixar a pressão
Benefícios do abacate para baixar a pressão

O abacate é muito rico em potássio. Apenas 100 g da fruta tem 485 mg do mineral. Estudo mostram que o potássio baixa a pressão arterial, que é causador de ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal. ( 2 )

2- É bom para o coração

O abacate e o óleo de abacate são ricos em ácido oleico monoinsaturado, um ácido graxo muito bom para o coração. Esse também é um dos benefícios do azeite de oliva. 

3- Rico em fibras

O abacate é muito rico em fibras – cerca de 7% do seu peso, o que é muito alto em comparação com a maioria dos outros alimentos. A fibra alimentar tem benefícios importantes para ajudar a emagrecer e melhorar o metabolismo.

4- Baixa colesterol e triglicerídeos 

Vários estudos demonstraram que comer abacate pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Esses estudos mostraram que comer abacate pode:

  • Baixar o colesterol total.
  • Baixar os triglicerídeos no sangue em até 20%.
  • Reduzir o colesterol LDL ( ruim ) em até 22%.
  • Aumentar o colesterol HDL (bom) em até 11%.

5- É bom para os olhos

Benefícios do abacate para os olhos
Benefícios do abacate para os olhos

Os carotenoides luteína e zeaxantina, do abacate, são incrivelmente importantes para a saúde ocular. Estudos mostram que comer abacate reduz drasticamente o risco de catarata e degeneração macular, que são comuns em idosos. ( 3 , 4

6- Pode prevenir o câncer

Alguns estudos em tubo de ensaio mostraram que os nutrientes do abacate podem ter benefícios na prevenção do câncer de próstata e na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia. ( 5 , 6 )

7- Benefícios do abacate para emagrecer

Comer abacate pode te ajudar a perder peso, te deixando mais satisfeito por mais tempo e fazendo você comer menos. Além disso, os abacates também são ricos em fibras e tem poucos carboidratos, o que pode ajudar a emagrecer.

Conclusão:

O abacate tem muitos benefícios e é um excelente alimento, rico com muitos nutrientes, muitos dos quais faltam na alimentação atualmente. Comer abacate ajuda a emagrecer, é bom para o coração, para os olhos e acima de tudo é uma delicia. 

 

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