7 Benefícios do Damasco [ Tabela Nutricional ]

  • por
benefícios do damasco

Benefícios do damasco

O damasco seco ou fresco está entre as melhores frutas do mundo, mas além disso, o damasco é uma fruta com vários benefícios para a saúde digestiva e ocular. Leia mais para saber os benefícios do damasco e sua tabela nutricional.

Tabela nutricional 

100 g de damasco fresco contém ( 1 ) :

Calorias48 Kcal
Carboidratos11,2 g
Fibras2,0 g
Açúcar9,2 g
Gorduras0,4 g
Proteínas1,4 g
Vitamina A1926 UI
Vitamina C10 mg
Vitamina E0,9 mg
Potássio259 mg
Fitoesteróis18,0 mg

Além disso, o damasco é uma ótima fonte de betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são antioxidantes potentes que ajudam a combater os radicais livres no corpo.  (234) . Mas é melhor é comer damascos inteiros, com casca, pois a pele é rica em grandes quantidades de fibras e nutrientes.

Benefícios

1- Rico em antioxidantes

Os damascos contêm vários antioxidantes, principalmente os flavonóides. Eles ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo, que está relacionado a muitas doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas. Os principais flavonóides do damasco são os ácidos clorogênicos, as catequinas e a quercetina. ( 5 )

2- É bom para os olhos

7 Benefícios do Damasco

Damasco é bom para a saúde dos olhos

Os damascos possuem vários compostos essenciais para a saúde dos olhos, incluindo as vitaminas A e E. Os damascos são uma excelente fonte de beta-caroteno, luteína, zeaxantina e vitaminas C e E. 

A vitamina A , que os cientistas também chamam de retinol, é muito importante para a saúde dos olhos.

A vitamina A ajuda o corpo a produzir os pigmentos necessários para que a retina funcione bem. Sem ela, as pessoas correm o risco de ter cegueira noturna.

A vitamina A também ajuda os olhos a produzirem a umidade necessária para se manterem lubrificados.

Alguns estudos descobriram que a vitamina A também desempenha um papel importante no sistema imunológico por ter um efeito anti-inflamatório.

3- Benefícios do damasco para a pele

Os damascos são ricos em antioxidantes, que protegem você dos danos ambientais causados pelo sol, poluição e fumaça de cigarro. Os compostos do damasco tem benefícios para a sua pele, reduzindo as rugas e os danos causado por queimaduras solares.

4- É bom para a saúde digestiva

7 Benefícios do Damasco

É bom para o intestino

Cada 100 g de damasco fresco contém 8% das necessidades diárias de fibras.

A fibra é vital porque ajuda o corpo a regular os níveis de glicose no sangue. Também é bom para a digestão, o que ajuda a prevenir a constipação e toda a saúde gastrointestinal.

Além disso, alguns estudos mostraram que pessoas que comem mais alimentos ricos em fibras têm menos probabilidade de desenvolver uma série de doenças, como: Doença cardíaca, Diabetes tipo 2, hemorroidas e inflamação do intestino.

5- Rico em potássio

Os damascos são uma das melhores fontes de potássio . Na verdade, uma única porção de 100 g de damasco pode suprir 7% das necessidades diárias de uma pessoa.

O potássio é um eletrólito de que os nervos precisam para funcionar bem e os músculos precisam para se contrair. O corpo também precisa de potássio para mover os nutrientes para as células e eliminar os resíduos celulares.

Ele também desempenha um papel na saúde do coração, ajudando o batimento cardíaco a se manter regular.

6-Rico em vitamina c

Os damascos também são uma boa fonte de vitamina C , uma das vitaminas que o corpo humano não consegue produzir.

A vitamina C tem muitas funções no corpo. Por exemplo, é um antioxidante que ajuda a proteger as células do corpo contra os radicais livres. O corpo também precisa da vitamina C para produzir colágeno para curar as feridas e melhorar a pele, unhas e cabelos.

A vitamina C também fortalece o sistema imunológico , ajudando os mecanismos de defesa natural do corpo a combater bactérias e vírus.

7- É bom para o fígado

Em dois estudos com ratos, descobriu-se que os damascos protegem o fígado do estresse oxidativo causado pela ingestão de álcool. Ainda assim, estudos em humanos são necessários para confirmar esse benefício do damasco.

Conclusão:

Os damascos são uma fruta deliciosa repleta de vitaminas, fibras e antioxidantes. O damasco têm vários benefícios, incluindo para a saúde dos olhos, pele e intestinos.

LEIA TAMBÉM:

Marcações: