7 Benefícios do Maracujá [ Tabela Nutricional ]

7 Benefícios do Maracujá para sua saúde, tabela nutricional e vitaminas.

7 Benefícios do Maracujá

Quais os benefícios do maracujá?

Apesar de seu pequeno tamanho, o maracujá é rico em antioxidantes, vitaminas e compostos vegetais que tem muitos benefícios para sua saúde. Existem vários tipos de maracujá que variam em tamanho e cor. As variedades roxa e amarela são as mais comuns.

Quais são as vitaminas do Maracujá?

O maracujá é uma boa fonte de nutrientes, especialmente fibras , vitamina C e pró-vitamina A. Confira abaixo a tabela nutricional completa do maracujá roxo ou amarelo por cada 100 g da fruta ( 1 )

Calorias 97 kcal
Proteína 2,2 g
Lípido total (gordura) 0,7 g
Carboidrato, por diferença 23,38 g
Fibras 10,4 g
Açúcares 11,2 g
Cálcio 12 mg
Ferro 1,6 mg
Magnésio 29 mg
Fósforo 68 mg
Potássio 348 mg
Sódio 28 mg
Vitamina C 30 mg
Folato, total 14 µg
Vitamina A 64 µg
Beta caroteno 743 µg

O maracujá também é rico em compostos vegetais, incluindo carotenóides e polifenóis.

Na verdade, um estudo descobriu que o maracujá é mais rico em polifenóis do que muitas outras frutas tropicais, como a banana , lichia, manga, mamão e abacaxi ( 2 )

Além disso, o maracujá tem uma pequena quantidade de ferro. Em geral, seu corpo não absorve muito bem o ferro das frutas. No entanto, o ferro do maracujá vem com uma grande quantidade de vitamina C, que aumenta a absorção de ferro. ( 3 )

Benefícios para a saúde do maracujá

1- Rico em antioxidantes

O maracujá contém muitos antioxidantes. Em particular, é rico em vitamina C, beta-caroteno e polifenóis.

2- Reduz o risco de diabetes

7 Benefícios do Maracujá
Reduz o risco de diabetes

As sementes de maracujá são ricas em piceatanol, um polifenol que pode melhorar a sensibilidade à insulina em homens com excesso de peso, reduzindo potencialmente o risco de diabetes tipo 2 quando tomado como suplemento. ( 4 )

Além disso, a fibra solúvel do maracujá ajuda a desacelerar a digestão dos alimentos, o que pode prevenir picos de glicose no sangue. ( 6 )

3- Rico em fibras

A fibra é importante para manter seu intestino saudável e prevenir a constipação, embora a maioria das pessoas não coma a quantidade de fibras suficiente. ( 5 )

4- comer maracujá puro da sono

Estudos sugerem que comer maracujá puro pode ajudar a aliviar a insônia e a ansiedade. Pois o maracujá aumenta o nível de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Este composto diminui a atividade cerebral, o que relaxa e te faz dormir melhor. ( 6 )

5- Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C é um antioxidante importante que o maracujá tem de sobra. Fortalece o seu sistema imunológico, melhorando a imunidade e retardando o envelhecimento da pele e do corpo.

6- É bom para os olhos

O beta-caroteno do maracujá também é um antioxidante importante. Seu corpo o converte em vitamina A, que é essencial para ter uma boa visão.

7- Previne o cancêr

Dietas ricas em beta-caroteno vegetal estão ligadas a um risco menor de alguns tipos de câncer, incluindo próstata, cólon, estômago e mama.

Faz mal comer maracujá puro?

As sementes do maracujá são comestíveis, então você pode comer junto com a polpa e o suco.

A película branca que separa a casca da polpa também é comestível, mas a maioria das pessoas não come, pois é muito amarga.

O maracujá é altamente versátil e pode ser usado de várias maneiras. Muitas pessoas comem a fruta crua e direto da casca.

Conclusão:

O maracujá tem poucas calorias, é rico em nutrientes, fibras e antioxidantes que tem muitos benefícios para a saúde, além disso comer a fruta pura não faz mal e melhora a qualidade do seu sono .

LEIA TAMBÉM: