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5 Benefícios da Ameixa ( Seca e Fresca )

benefícios da ameixa

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Quais são os benefícios da ameixa seca e fresca?

As ameixas são frutas extremamente nutritivas, com uma variedade de benefícios para a saúde.

Elas contêm muitas vitaminas e minerais, além de fibras e antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e prisão de ventre.

Você pode consumir ameixas frescas ou secas. As ameixas secas, ou ameixas em conserva, são mais conhecidas por que tem mais benefícios para a saúde, como por exemplo: aliviar prisão de ventre e tratar osteoporose.

Este artigo lista os 5 benefícios de ameixas frescas e ameixas secas para a saúde baseados em evidências cientificas.

Tabela nutricional da ameixa

Ameixas frescas e ameixas secas são muito ricas em nutrientes. Elas contêm mais de 15 vitaminas e minerais diferentes, além de fibras e antioxidantes.

Abaixo a tabela nutricional da ameixa fresca e ameixa seca ou preta por 100 g da fruta. ( 1  , 2 )

  Ameixa fresca Ameixa Seca
Calorias 46 Kcal 240 Kcal
Carboidratos 11 g 63,9 g
Gordura total 0,3 g 0,4 g
Omega 3 17 mg
Omega 6 44 mg 44 mg
Proteínas 0,7 g 2,2 g
Fibras 1,4 g 7,1 g
Vitaminas Ameixa fresca Ameixa seca
Vitamina  A 345 Ui 781 Ui
Vitamina C 9,5 mg 0,6 mg
Vitamina E 0,3 mg 0,4 mg
Vitamina K 6,4 mcg 59,5 mcg
Folato 5 mcg 4 mcg
Colina  1,9 mg 10,1 mg
Minerais Ameixa fresca Ameixa seca
Cálcio 6 mg 43 mg
Magnésio 7 mg 41 mg
Fósforo 16 mg 69 mg
Fluoreto 2 mcg 4 mcg

O conteúdo de vitaminas e minerais das ameixas frescas e ameixas secas varia um pouco, mas ambas são ricas em nutrientes. Além disso, as ameixas secas contêm mais calorias, fibras e carboidratos do que as ameixas frescas.

Benefícios da ameixa para a saúde

1- benefícios da ameixa para tratar a constipação intestinal ( Prisão de ventre )

É bom para tratar a prisão de ventre

Ameixas secas e suco de ameixa fresca são bem conhecidos por sua capacidade de aliviar a constipação .

Isso se deve em parte à alta quantidade de fibra das ameixas secas. Uma ameixa seca fornece 1 grama de fibra.

A fibra das ameixas secas é principalmente insolúvel, o que significa que não se mistura com a água.

Ela desempenha um papel na prevenção da constipação, adicionando volume às fezes e pode acelerar a movimentação dos resíduos dos alimentos pelo trato digestivo .

Além disso, as ameixas e o suco de ameixa contêm sorbitol, que é um álcool açucarado com efeitos laxantes naturais.

Comer ameixas secas é mais eficaz no tratamento da constipação do que muitos outros tipos de laxantes, como o psyllium , que é um tipo de fibra muito usado para aliviar a constipação ( 3 )

2- Rica em antioxidantes 

Ameixas frescas e ameixas são ricas em antioxidantes, que são bons para reduzir a inflamação celular e proteger as células dos danos causados ​​pelos famigerados radicais livres.

As ameixas são ricas principalmente em antioxidantes conhecidos como polifenóis, que têm benefícios para a saúde óssea e podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes ( 4 )

De fato, alguns estudos mostraram que as ameixas contêm mais que o dobro da quantidade de antioxidantes polifenóis que outras frutas, como nectarinas e pêssegos. ( 5 )

Além disso, as antocianinas, um tipo específico de polifenol, que são os antioxidantes mais ativos encontrados nas ameixas frescas e ameixas secas, tem mais benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e até câncer.

3- Ajuda a baixa a glicose no sangue

A ameixas têm propriedades que podem ajudar a controlar a glicose no sangue .

Apesar de serem ricas em carboidratos, as ameixas frescas e ameixas secas não causam aumento na glicose no sangue depois de serem consumidas.

Isso se deve ao seu potencial de aumentar os níveis de adiponectina, um hormônio que desempenha um papel importante na regulação da glicose no sangue.

Além disso, a fibra das ameixas pode ser parcialmente responsável por seus efeitos na glicose no sangue. A fibra retarda a taxa em que seu corpo absorve os carboidratos após uma refeição, evitando o pico de glicemia.

Além disso, o consumo de ameixas frescas e ameixas secas, está associado a um menor risco de diabetes tipo 2. ( 6

4- Previne a osteoporose

Ameixas secas tem benefícios para a saúde óssea .

Alguns estudos relacionaram o consumo de ameixa com redução de doenças ósseas debilitantes, como osteoporose e osteopenia, que são caracterizadas por baixa densidade óssea ( 7 )

As ameixas secas não apenas demonstraram prevenir a perda óssea, mas também tem o potencial de reverter a perda óssea.

As ameixas secas também contêm várias vitaminas e minerais que protegem os ossos, incluindo vitamina K , fósforo, magnésio e potássio.

5- Baixa o colesterol e pressão arterial

Ameixa é bom para o coração

Consumir ameixas frescas e ameixas secas regularmente protege seu coração.

As ameixas tem o potencial de reduzir a pressão alta e baixar o colesterol, que são os principais fatores de risco de doenças cardíacas. ( 8 , 9 )

Além disso, as ameixas frescas e ameixas secas reduzem o risco de doenças cardíacas, provavelmente devido ao seu alto teor de fibras, potássio e antioxidantes.

Quantas ameixas pode comer por dia?

É importante salientar que comer muitas ameixas secas de uma só vez pode causar diarreia. Assim para evitar que isso ocorra, é melhor consumir uma quantidade de ¼ a ½ xícara ( cerca  de 40 a 90 gramas) por dia.

Se você tomar suco de ameixa, primeiro, verifique se é 100% de suco puro sem adição de açúcar. Além disso, tome de a 120 a 230 ml por dia. 

Conclusão:

As ameixas são frutas muito nutritivas. Ameixas frescas e ameixas são uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Além disso, eles têm vários benefícios que podem reduzir o risco de muitas doenças crônicas, como osteoporose, câncer, doenças cardíacas e diabetes.

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