Benefícios da Azeitona

Os principais benefícios da azeitona, calorias e informação nutricional.

Benefícios da azeitona

Benefícios | Azeitona é fruta? | Calorias | Nutrientes | Conclusão

Quais os benefícios da azeitona?

A azeitona é muito rica em vitamina E e outros poderosos antioxidantes, estudos mostram que tem benefícios para o coração e podem te proteger contra osteoporose e até o câncer.

As gorduras boas ​​da azeitona é extraída para produzir o azeite, um dos principais componentes da dieta mediterrânea, que atualmente é considerada a dieta mais saudável.

Algumas variedades de azeitonas, quando imaturas são verdes e ficam pretas quando amadurecem. Outras ficam verdes, mesmo quando totalmente maduras.

Este artigo mostra todos os benefícios da azeitona para sua saúde.

Azeitona é fruta?

Azeitonas são pequenas frutas, sim, muitas pessoas nunca iriam imaginar que são frutas, como o tomate por exemplo que vendido como vegetal, mas também é uma fruta.

A azeitona é fruto da oliveira ( Olea europaea ) e pertence a um grupo de frutas chamado drupas ou frutas que tem um caroço como semente. Como por exemplo as mangas, abacate, pêssegos e etc.

Calorias da azeitona

Cada 100 g de azeitona contém: ( 1

Azeitona Verde 145 Kcal
Azeitona Preta 105 Kcal
Azeitona Grega 133 Kcal
Azeitona Manzanilla 167 Kcal

Nutrientes da azeitona

1- Gordura

As azeitonas contêm 11 a 15% de gordura, sendo 74% por cento de ácido oleico, um tipo de ácido graxo monoinsaturado. Que é o principal componente do azeite.

O ácido oleico tem vários benefícios para a saúde, por exemplo: diminui a inflamação celular e a redução o risco de doenças cardíacas. Além disso, até ajuda a combater o câncer .

2- Carboidratos e fibras

A cerca de 4 a 6 % das azeitonas são carboidratos, assim é uma fruta pobre em carboidratos.

A maioria desses carboidratos é de fibra . Realmente, as fibras representam de 52 a 86% do conteúdo total de carboidratos da azeitona.

A maioria dos carboidratos da azeitona são digeríveis, portanto, muito baixo. Mas, as azeitonas ainda são uma fonte relativamente pobre de fibras, pois 10 azeitonas tem apenas cerca de 1,5 gramas de fibras.

3- Vitaminas e minerais

As azeitonas são ricas em várias vitaminas e minerais. Mas alguns são adicionados no processamento. As vitaminas e minerais da azeitona que tem mais benefícios, são principalmente:

  • Vitamina E. Os vegetais gordurosos geralmente contêm grandes quantidades de vitamina E, que é um antioxidante poderoso.
  • Ferro. A azeitona preta é muito rica em ferro. Esse mineral é importante para os glóbulos vermelhos do sangue transportarem oxigênio para as células .
  • Cobre. Esse mineral é essencial, e normalmente falta na alimentação ocidental. A falta de cobre pode aumentar o risco de doença cardíaca.
  • Cálcio. O cálcio é fundamental para fortalecer os ossos, músculos e para o bom funcionamento dos nervos.
  • Sódio. A maioria das azeitonas são conservadas em salmoura, o que aumenta muito a quantidade de sódio na fruta.

Concluindo: As azeitonas são ricas em vitamina E, ferro, cobre e cálcio. E além disso tem grandes quantidades de sódio, pois a maioria são conservadas em salmoura.

4- Compostos vegetais

As azeitonas são ricas em muitos compostos vegetais, principalmente em antioxidantes, incluindo ( 2 ):

  • Oleuropeína. Este é o antioxidante é o mais presente nas azeitonas frescas e verdes. E tem muitos benefícios para a saúde ( 3 )
  • Hidroxitirosol. Quando a azeitona amadurece, a oleuropeína é decomposta em hidroxitirosol. Que também é um poderoso antioxidante .
  • Tyrosol. Mais encontrado no azeite, esse antioxidante não é tão forte quanto o hidroxitirosol. Mas mesmo assim, pode ajudar a prevenir as doenças cardíacas.
  • Ácido oleanólico. Esse antioxidante da azeitona pode ajudar a prevenir danos no fígado , regular as gorduras no sangue e reduzir a inflamação celular.
  • Quercetina. Este nutriente importante da azeitona pode baixar a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.

Concluindo: As azeitonas são ricas principalmente em antioxidantes, incluindo oleuropeína, hidroxitirosol, tirosol, ácido oleanólico e quercetina.

Benefícios da azeitona

Benefícios da azeitona
Benefícios da azeitona – É bom para o coração

As azeitonas tem muitos benefícios para a saúde, especialmente para a saúde do coração e prevenção do câncer.

1- Propriedades antioxidantes

Os antioxidantes reduzem o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e até câncer .

Como as azeitonas são ricas em antioxidantes, podem combater à inflamação e a redução do crescimento de microrganismos nocivos.

2- É bom para o  coração

O colesterol alto e a pressão alta, causam doenças cardíacas.

O ácido oleico, que é o principal ácido graxo da azeitona, melhora a saúde do coração . Pois pode baixa e regular o colesterol.

Além disso, alguns estudos notaram que o consumo regular de azeitona e de azeite pode ajudar a baixar a pressão.

3- É  bom para os ossos

A osteoporose é a diminuição da massa óssea e da qualidade dos ossos. Isso pode principalmente aumentar o risco de fraturas.

Curiosamente, o numero de pessoas com osteoporose são menores nos países do Mediterrâneo do que no resto da Europa, assim, podemos concluir que a azeitona pode te proteger da osteoporose.

4- Previne o câncer

Não só a azeitona mas também o azeite são muito consumidos na região do Mediterrâneo, onde as taxas de câncer e outras doenças crônicas são menores do que em outros países ocidentais . Assim, podemos concluir que a azeitona ajuda a prevenir câncer.

Isto se deve a sua grande quantidade antioxidantes e ácido oleico. E esses compostos matam as células cancerígenas, principalmente na mama, cólon e estômago.

Mas os estudos foram feitos em tubos de ensaio, e não em humanos, e são necessários para confirmar esses resultados. Por isso, não é confirmado se a azeitona ou azeite, pode realmente prevenir o câncer.

Concluindo: A azeitona é muito rica em antioxidantes, que tem uma variedade de benefícios, como baixar o colesterol e pressão arterial. Além disso, pode prevenir o câncer e osteoporose, no entanto mais pesquisas em humanos devem ser feitas para comprovar esses benefícios.

Conclusão:

A azeitona tem vários benefícios para a saúde, pois pode baixar o colesterol e a pressão arterial, além disso, pode prevenir alguns tipos de câncer e também a osteoporose. Apesar disso, mais estudos em humanos são necessários.

Mas a azeitona, em sua maioria, é conservada em salmoura, o que pode aumentar a pressão arterial e a retenção líquida. Por isso, pessoas que sofrem de hipertensão devem consumir com moderação.

Por fim, para ter todos os benefícios da azeitona, a melhor forma de tirar proveito, é realmente usar o azeite de oliva, que tem menores riscos e é muito saudável. 

LEIA TAMBÉM: