Benefícios da Jaca

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benefícios da jaca

A jaca é uma fruta tropical única que atualmente ficou famosa, além de ser muito nutritiva e saborosa, a jaca tem vários benefícios para a saúde, principalmente para os diabéticos. Leia mais para saber os benefícios da jaca.

A jaca tem um sabor doce distinto e pode ser usado para fazer uma grande variedade de pratos, como doces, geleia, compotas e licor. Também pode ser usado em pratos salgados, como substituto do frango desfiado.

A jaca é uma fruta exótica cultivada nas regiões tropicais do mundo. É nativo do sul da Índia.

Faz parte da família de plantas Moraceae, que também inclui figo, amoreira e fruta-pão. A jaca tem casca pontiaguda e de cor verde ou amarela. 

Um aspecto único da jaca é seu tamanho demasiadamente grande. É a maior árvore frutífera do mundo e uma fruta pode atingir até 35 kg de peso. Ninguém come uma jaca sozinho!

Jaca tem um sabor doce e frutado sutil. Diz-se que seu sabor é semelhante a uma mistura de frutas, como maçã, abacaxi, manga e banana.

Os vegetarianos usam essa fruta como substituto da carne de frango devido à sua textura, que é comparável à carne desfiada.

A parte comestível da jaca é a polpa mas as sementes também são são consumidas torradas.

Tabela nutricional

Cada 100 g de jaca contém: ( 5 )

Calorias94 Kcal
Carboidratos24 g
Gorduras0,3 g
Fibras1,6 g
Proteínas1,5 g
Vitaminas
Vitamina A297 Ui
Vitamina C6,7 mg
Vitamina B 60,1 mg
Riboflavina0,1 mg
Folato14 mcg
Niacina4 mg

 

Minerais
Cálcio34 mg
Ferro0,6 mg
Magnésio37 mg
Fósforo36 mg
Potássio303 mg
Zinco0,4 mg
Cobre0,2 mg
Sódio3 mg
Manganês0,2 mg

Benefícios da jaca para diabéticos

Benefícios da jaca para diabéticos

Benefícios da jaca para diabéticos

A jaca tem várias propriedades que podem ajudar no controle do diabetes. A jca tem um índice glicêmico (IG) bastante baixo. O IG é a medida da rapidez com que a glicose no sangue aumenta após a ingestão dos alimentos. Isso é atribuído à fibra que a jaca fornece, que retarda a digestão e ajuda a evitar picos de glicose no sangue.

Alimentos com baixo IG ajudam a controlar o diabetes e a glicose no sangue ( 1 ). Além disso, a jaca tem proteínas, o que pode evita que a glicose suba rapidamente após a refeição. 

Protege contra doenças

A jaca é rica em alguns antioxidantes poderosos que tem vários benefícios à saúde, incluindo a proteção contra várias doenças.

Os antioxidantes protegem suas células do estresse oxidativo e da inflamação celular , que geralmente são causadas pelos radicais livres ( 2 ). A vitamina C previne contra doenças cardíacas e câncer. Os carotenoides agem contra o diabetes tipo 2 e também doenças do coração. Já as flavanonas ajudam a baixar a glicose, colesterol e tem propriedades anti flamatórias. 

Melhora a imunidade

O conteúdo de vitaminas A e C  da jaca estimulam o sistema imunológico e pode ajudar a prevenir doenças. Também reduz o risco de infecções virais. ( 3 )

É bom para a pele

A jaca é rica em vários nutrientes e antioxidantes, como a vitamina C , que podem não só melhorar a saúde da pele, mas também retardar o envelhecimento. ( 4 )

É bom para o coração

Benefícios da jaca

É bom para o coração

A jaca pode reduzir o risco de doença cardíaca devido ao seu teor de potássio, fibra e antioxidantes. 

Conclusão:

A jaca é muito boa e tem vário benefícios para sua saúde. É rica em nutrientes e antioxidantes e pode controlar o diabetes. Além disso, se você e vegetariano, a jaca é um ótimo substituto da carne, pois sua polpa se assemelha a textura do frango desfiado.

A melhor forma de descascar uma jaca é passando óleo de cozinha na faca e nas mãos ou calçar luvas. Pois a seiva ( visgo ) da fruta é altamente pegajosa e pode fazer uma bagunça na sua cozinha. Para retirar o visgo das mãos e da faca, use água rás.

E você, gosta de comer jaca? Conte para nós nos comentários!

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