Benefícios da Jaca

A jaca contém uma variedade de antioxidantes, baixo índice glicêmico que tem benefícios para prevenir as doenças cardíacas e diabetes. Além de muita fibra, vitaminas, minerais.

benefícios da jaca

A jaca é uma fruta tropical única que atualmente ficou famosa, além de ser muito nutritiva e saborosa, a jaca tem vários benefícios para a saúde, principalmente para os diabéticos. Leia mais para saber os benefícios da jaca.

A jaca tem um sabor doce distinto e pode ser usado para fazer uma grande variedade de pratos, como doces, geleia, compotas e licor. Também pode ser usado em pratos salgados, como substituto do frango desfiado.

A jaca é uma fruta exótica cultivada nas regiões tropicais do mundo. É nativo do sul da Índia.

Faz parte da família de plantas Moraceae, que também inclui figo, amoreira e fruta-pão. A jaca tem casca pontiaguda e de cor verde ou amarela. 

Um aspecto único da jaca é seu tamanho demasiadamente grande. É a maior árvore frutífera do mundo e uma fruta pode atingir até 35 kg de peso. Ninguém come uma jaca sozinho!

Jaca tem um sabor doce e frutado sutil. Diz-se que seu sabor é semelhante a uma mistura de frutas, como maçã, abacaxi, manga e banana.

Os vegetarianos usam essa fruta como substituto da carne de frango devido à sua textura, que é comparável à carne desfiada.

A parte comestível da jaca é a polpa mas as sementes também são são consumidas torradas.

Tabela nutricional

Cada 100 g de jaca contém: ( 5 )

Calorias 94 Kcal
Carboidratos 24 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 1,6 g
Proteínas 1,5 g
Vitaminas
Vitamina A 297 Ui
Vitamina C 6,7 mg
Vitamina B 6 0,1 mg
Riboflavina 0,1 mg
Folato 14 mcg
Niacina 4 mg

 

Minerais
Cálcio 34 mg
Ferro 0,6 mg
Magnésio 37 mg
Fósforo 36 mg
Potássio 303 mg
Zinco 0,4 mg
Cobre 0,2 mg
Sódio 3 mg
Manganês 0,2 mg

Benefícios da jaca para diabéticos

Benefícios da jaca para diabéticos
Benefícios da jaca para diabéticos

A jaca tem várias propriedades que podem ajudar no controle do diabetes. A jca tem um índice glicêmico (IG) bastante baixo. O IG é a medida da rapidez com que a glicose no sangue aumenta após a ingestão dos alimentos. Isso é atribuído à fibra que a jaca fornece, que retarda a digestão e ajuda a evitar picos de glicose no sangue.

Alimentos com baixo IG ajudam a controlar o diabetes e a glicose no sangue ( 1 ). Além disso, a jaca tem proteínas, o que pode evita que a glicose suba rapidamente após a refeição. 

Protege contra doenças

A jaca é rica em alguns antioxidantes poderosos que tem vários benefícios à saúde, incluindo a proteção contra várias doenças.

Os antioxidantes protegem suas células do estresse oxidativo e da inflamação celular , que geralmente são causadas pelos radicais livres ( 2 ). A vitamina C previne contra doenças cardíacas e câncer. Os carotenoides agem contra o diabetes tipo 2 e também doenças do coração. Já as flavanonas ajudam a baixar a glicose, colesterol e tem propriedades anti flamatórias. 

Melhora a imunidade

O conteúdo de vitaminas A e C  da jaca estimulam o sistema imunológico e pode ajudar a prevenir doenças. Também reduz o risco de infecções virais. ( 3 )

É bom para a pele

A jaca é rica em vários nutrientes e antioxidantes, como a vitamina C , que podem não só melhorar a saúde da pele, mas também retardar o envelhecimento. ( 4 )

É bom para o coração

Benefícios da jaca
É bom para o coração

A jaca pode reduzir o risco de doença cardíaca devido ao seu teor de potássio, fibra e antioxidantes. 

Conclusão:

A jaca é muito boa e tem vário benefícios para sua saúde. É rica em nutrientes e antioxidantes e pode controlar o diabetes. Além disso, se você e vegetariano, a jaca é um ótimo substituto da carne, pois sua polpa se assemelha a textura do frango desfiado.

A melhor forma de descascar uma jaca é passando óleo de cozinha na faca e nas mãos ou calçar luvas. Pois a seiva ( visgo ) da fruta é altamente pegajosa e pode fazer uma bagunça na sua cozinha. Para retirar o visgo das mãos e da faca, use água rás.

E você, gosta de comer jaca? Conte para nós nos comentários!

LEIA TAMBÉM: