Quais são os Benefícios do Cupuaçu?

  • por
Benefícios do cupuaçu

Benefícios do cupuaçu 

A floresta amazônica abriga dezenas de alimentos e frutas únicas, alguns dos quais estão atualmente rapidamente ganhando popularidade em todo o mundo e uma dessas frutas tropicais é o cupuaçu que além de deliciosa tem vários benefícios para a pele, cabelos e é rica em antioxidantes, que previne e evita o envelhecimento. Esse artigo mostra quais são os benefícios do cupuaçu, bem como as informações nutricionais dessa fruta 100% Brasileira.

O cupuaçu ( Theobroma grandiflorum ),é uma fruta parente do cacau. Nativa da Amazônia, esta árvore cresce até 20 metros de altura. O Brasil é o maior produtor mundial de cupuaçu.

O fruto é ovular, com casca marrom e polpa branca e carnuda. Assemelha-se ao seu parente, o cacau. Seu sabor é comparado ao chocolate com notas de frutas tropicais como melão ou abacaxi.

O cupuaçu é muito usado para se fazer sobremesas ou suco. Além disso, das sementes se estrai uma gordura rica em nutrientes que é usada como óleo de cozinha ou para vários fazer produtos cosméticos e para tratamentos de beleza

Benefícios do cupuaçu para a pele

A manteiga de cupuaçu é rica em gorduras saudáveis ​​e serve como um excelente emoliente que pode ajudar a restaurar a barreira natural de umidade da pele.

Devido ao seu baixo ponto de fusão, a manteiga de cupuaçu derrete quando aplicada à pele, permitindo uma rápida absorção.

Seu alto teor de gordura ajuda a selar a umidade para reidratar a pele, aumentar a elasticidade e diminuir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas ( 1 ).

Além disso, seu alto conteúdo antioxidante pode proteger sua pele de compostos nocivos, como radiação ultravioleta (UV), poluentes ambientais e fumaça de cigarro.

Mas cada pessoa pode tolerar manteiga de cupuaçu de maneira diferente, dependendo do seu tipo de pele. Por exemplo, se você tem pele oleosa, então use apenas nas partes mais secas do corpo, como mãos, pés e cotovelos.

Benefícios do cupuaçu para os cabelos

O cupuaçu é um hidratante natural muito usado como ingrediente nos produtos para os cabelos. A falta de umidade na raiz do cabelo causa secura nos fios, danificando e retirando o brilho do cabelo.

O cupuaçu é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, que penetram na haste capilar, restaurando e hidratando os cabelos.

Um estudo tratou amostras de cabelos tingidos com manteiga de cupuaçu, óleo de argan ou um condicionador tradicional.

Os produtos feitos de cupuaçu e argan restauraram significativamente a hidratação capilar e reduziram a perda de proteínas – um resultado comum da morte de cabelos ( 2 ).

Rico em anti oxidantes

Cupuaçu é rico em antioxidantes e vários nutrientes que tem benefícios para a sua saúde.

Seus antioxidantes flavonoides combatem o estresse oxidativo, cujos níveis altos estão relacionados à inflamação celular, obesidade e muitas outras doenças crônicas.

Fazer uma dieta com muitos alimentos ricos em antioxidantes reduz o risco de inflamação e doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Além disso, a fruta é uma grande fonte de fibra , que tem benefícios para a saúde intestinal, aumenta a sensação de saciedade e ajuda no controle da glicose no sangue.

Alternativa ao chocolate

Se você está procurando algo novo, o cupuaçu é uma ótima alternativa ao chocolate.

Como é da família do cacau, possui muitas características semelhantes e pode ser processado como cacau para fazer doces deliciosos. De fato, o cupuaçu às vezes é adicionado a barras e bebidas energéticas.

Além disso, graças ao seu alto teor de gordura e doçura leve, ele pode ser processado em barras, como o chocolate amargo .

O cupuaçu em pó também pode ser usado para cozinhar – embora possa não funcionar tão bem nas receitas que usam cacau em pó adoçado, já que possui menos açúcar que o cacau.

Conclusão:

O Cupuaçu é uma fruta rica em nutrientes, nativa do Brasil e tem vários benefícios para a saúde, a maioria relacionados a beleza da pele e cabelos. Pois devido ao seu alto teor de gordura, é bom para hidratar a pele e o cabelo.Mas, também é bastante versátil se usado como alimento. Você pode: comer a fruta crua, usar a manteiga como um óleo de cozinha, usar o pó de cupuaçu em sobremesas e shakes.

LEIA TAMBÉM:

Marcações: