O que é Cherimóia? Benefícios e Tabela Nutricional

  • por
O que é cherimóia

https://www.healthline.com/nutrition/cherimoya

Cherimóia é pinha?

Cherimóia ( Annona cherimola ) não é pinha (Annona squamosa ) apesar da aparência semelhante, a cherimóia é prima da pinha. Originária dos Andes, a fruta tem uma casca escamosa e a polpa cremosa e doce com sabor semelhante a outras frutas tropicais como o abacaxi e banana.

A fruta é rica em fibras, minerais e vitaminas que tem vários benefícios para a saúde. Por exemplo: Aumenta a imunidade, reduz a inflamação crônica e é boa para o coração e para a saúde dos olhos. Mas algumas partes da fruta tem toxinas que se consumida em grandes quantidades pode causar problemas no sistema nervoso.

Cherimóia tabela nutricional

Cada 100 g da fruta contém: [ 1 ]

Calorias74 Kcal
Carboidratos 17,7 g
Fibras2,3 g
Proteínas1,7 g
Vitamina C11,5 mg
Vitamina B 60,2 mg
Folato18,2 mcg
Magnésio16 mg
Potássio269 mg
Cobre0,1 mg
Manganês0,1 mg
Niacina0,6 mg
Riboflavina0,1 mg

8 Benefícios da cherimóia 

O que é cherimóia

Pé de cherimóia

1- Combate os radicais livres

A fruta é muito rica em antioxidantes que combatem os radicais livres. Eles causam doenças crônicas como câncer e doenças cardíacas. Além disso o estresse oxidativo causa envelhecimento da pele.

Os compostos ácido caurenóico, flavonoides, carotenoides e vitamina C são os antioxidantes da fruta.

2- Melhora o humor e combate a depressão

A vitamina B6 tem papel importante na criação de neurotransmissores como dopamina e serotonina que ajudam a melhorar o seu humor. A cherimóia é rica em vitamina B6. Pessoas com deficiência de vitamina B6 sofrem de transtornos de humor, como depressão, principalmente os idosos.

3- É bom para a saúde dos olhos

Benefícios da cherimóia

É bom para a saúde ocular

A  Cherimóia é rica em carotenoide antioxidante luteína, um dos principais antioxidantes que mantém a saúde ocular em bom estado. Isso evita um problema comum, que ocorre principalmente em idosos, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que causa a perda da visão.

Além disso, a luteína evita outros problemas oculares, como a catarata. Assim, comer frutas e alimentos ricos em luteína melhora a saúde ocular e previne doenças causadas pela idade.

4- Previne a pressão alta

O potássio e o magnésio da fruta ajudam a regular a pressão arterial. Os dois minerais dilatam os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão arterial.

5- Melhora a digestão

Benefícios da cherimóia

Melhora a digestão

A fruta é rica em fibras, o que evita a prisão de ventre e hemorroidas. Além disso, as fibras solúveis da cherimóia alimentam as bactérias boas intestinais ajudando a regular o intestino protegendo contra doenças inflamatórias, como a doença de Crohn e colite ulcerativa.

6- Previne o câncer

Alguns estudos concluíram que a cherimóia pode te proteger contra o câncer. Os flavonoides da fruta, como a catequina, epicatequina e epigalocatequina podem cessar o crescimento de células cancerosas. Mas o estudo foi feito em laboratório e mais estudos em humanos precisam ser realizados para confirmar esse benefício da cherimóia. [ 23]

7- Combate a inflamação crônica

A inflamação crônica causa várias doenças, como doenças do coração e câncer. Um dos benefícios da cherimóia é ser rica em compostos anti-inflamatórios, como o ácido caurenóico. 

Além disso, a cherimóia é rica em catequina e epicatequina, antioxidantes flavonoides que também tem efeitos anti-inflamatórios poderosos.

8- Aumenta a imunidade

Em tempos de pandemia provocada pelo novo corona vírus, comer frutas e alimentos que aumentam a imunidade pode te proteger da covid-19. A fruta é rica em vitamina C que aumenta a imunidade e combate infecções e doenças, como a gripe e resfriados. 

Como se come a cherimóia?

A Cherimóia pode ser encontrada nos supermercados e hort fruts, mas pode ser difícil de encontrar dependendo de onde você reside. A fruta deve ser armazenada em temperatura ambiente até ficar madura, depois disso deve ser conservada na geladeira por até 3 dias.

Para comer a cherimóia, descasque a fruta e corte em pedaços. Retire as sementes e desfrute essa deliciosa fruta exótica.

Conclusão:

A cherimóia é uma fruta deliciosa, natural dos Andes, parece com a pinha, mas somente uma parente próxima. Tem vários benefícios para a saúde, desde melhorar o humor até aumentar sua imunidade.

 

LEIA TAMBÉM:

Marcações: