Para Que Serve a Fruta do Guaraná?

A fruta do guaraná serve para tratamento da hipertensão, diarreia crônica, neuralgia, enxaqueca e disenteria. O pó da semente serve para aliviar a fadiga e melhorar a concentração.

guaraná fruta

Qual o significado do nome da fruta guaraná? 

O nome guaraná é derivado da tribo Guarani que vive no Brasil, veremos nesse artigo para que serve a fruta do guaraná e outras curiosidades da planta amazonense.

Qual a origem da fruta guaraná?

Guaraná é uma planta trepadeira nativa da bacia amazônica e comum no Brasil. Em no século 16, a planta foi introduzida por Felip Betendorf, Hernández, Oviedo, Cobo e outros espanhóis a colonizadores europeus e para a Europa. A planta pertence à família Sapindaceae e tem folhas grandes ou cachos de flores.

A planta é de origem da bacia amazônica. É encontrada na área entre o sul das torrentes Atures e Maipures do rio Orinoco e na região do alto rio Negro e afluentes nas fronteiras entre Colômbia, Brasil e Venezuela onde é relativamente comum. É cultivado na faixa meridional do rio Amazonas entre as gargantas dos rios Purus e Madeira. É uma planta exclusivamente cultiva no Brasil para abastecer a indústria nacional de refrigerantes e lojas de produtos naturais em todo o mundo.

O guaraná foi comercializado em 1958. Tem um papel fundamental na cultura na medicinal natural.

Benefícios da fruta do guaraná

A fruta do guaraná serve para tratar várias doenças e muito conhecida por dar energia. 

As sementes da fruta do guaraná são um estimulante que contém o dobro da concentração de cafeína encontrada nas sementes de café .

É usado em bebidas energéticas. A cafeína é uma toxina que repele os herbívoros da uva e de suas sementes.

Os extratos da semente do guaraná são usados ​​na medicina caseira desde os tempos pré-colombianos como afrodisíacos, estimulantes e tônicos.

As sementes possuem alto teor de metil xantinas, polifenóis e saponinas, bem como traços de concentração de vários compostos.

1- Melhora a memória

Para que serve a fruta do guaraná?
Melhora a memória

Um estudo mostrou que o Guaraná tem impacto positivo na memória e no foco.

O estudo mostra que, mesmo em doses baixas, melhora o estado de alerta e o desempenho da memória. Além disso, os efeitos do guaraná e do ginseng foram comparados e relataram que o extrato das sementes de guaraná ajuda a melhorar o desempenho nas tarefas e a atenção em maior grau do que o ginseng.

2- Rico em antioxidantes

A fruta do guaraná é rica em antioxidantes como taninos , cafeína, teobromina, saponinas e catequinas.

Esses antioxidantes combatem a formação de radicais livres e evitam o dano oxidativo às células. A pesquisa também esclarece que os antioxidantes previnem os riscos de doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes.

3- Combate a fadiga

O guaraná contém cafeína em altas concentrações, mais do que os grãos de café.

Ele atua como estimulante e afeta a atividade de certos neurotransmissores no cérebro para aumentar os níveis de energia. Esta é a razão pela qual as bebidas energéticas e o café são usados ​​para a fadiga e o baixo nível de energia.

Além disso, o guaraná também reduz a fadiga mental. O estudo verifica que reduziu efetivamente a fadiga mental relacionada com o esforço mental nos participantes.

4- A Fruta do guaraná serve para melhorar a saúde intestinal

Para que serve a fruta do guaraná?
É bom para a saúde intestinal

A fruta do guaraná é uma serve para tratar tanto a diarreia quanto a constipação. Promove regularidade e também alivia problemas digestivos.

Possui alto teor de cafeína que é um composto que ajuda a estimular os movimentos do trato digestivo proporcionando alívio da prisão de ventre.

Possui alto teor de taninos, compostos vegetais que evitam que o excesso de água seja excretado nos intestinos e também interrompe a diarreia rapidamente.

Leia também: Frutas que soltam o intestino

5- Saúde cardiovascular

A semente do guaraná é boa para manter a saúde do coração de várias maneiras. Previne a formação de coágulos sanguíneos para diminuir as chances de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Também reduz a oxidação do colesterol LDL ( ruim ) no sangue. Ele evita o acúmulo de placas nas artérias para prevenir a aterosclerose.

6- É bom para a pele

A riqueza em cafeína e antioxidantes o torna o guaraná um ótimo suplemento para o tratamento natural da pele.

Protege a pele contra a radiação ultravioleta. Ele reduz o foto envelhecimento da pele e aumenta o fluxo sanguíneo, bem como a circulação.

Os cosméticos feitos com Guaraná reduzem a flacidez da pele e minimizam as rugas ao redor dos olhos.

As propriedades antibacterianas e antioxidantes tornam o Guaraná muito usado na indústria de cosméticos como ingrediente em loções, cremes antienvelhecimento, loções e produtos para os cabelos. Pois o conteúdo de cafeína ajuda a manter o fluxo sanguíneo para a pele.

Estudos descobriram que o guaraná reduz significativamente os danos à pele relacionados à idade. Estudos em animais descobriram que os cosméticos com guaraná reduzem a flacidez nas bochechas, aumentam a rigidez da pele e diminuem as rugas ao redor dos olhos.

7- Reduz o crescimento do câncer

O guaraná reduz o crescimento e também a disseminação de certos tipos de células cancerosas.

O estudo realizado em ratos mostra que reduz a proliferação do câncer de fígado em 58 por cento e promove a morte de células cancerosas em quase cinco vezes.

Os estudos têm descobertas semelhantes, mostrando a diminuição do crescimento das células do câncer de cólon e mama.

Além disso, promove a atividade dos agentes quimioterápicos para eliminar as células cancerosas de forma mais eficaz.

8- Emagrece

Os produtos, suplementos e comprimidos de guaraná ajudam a queimar gordura e a perder peso devido ao alto teor de cafeína.

A cafeína ajuda a acelerar o metabolismo em 11%. Ele também inibe e retarda a produção de células de gordura e assim reduzir a gordura corporal.

9- Propriedades antibacterianas

As células da bactéria E. coli são parte normal da flora intestinal, mas quando cresce rapidamente em ambientes inflamatórios, ela produz alfa-hemolisina, que é uma toxina que causa vazamento intestinal, sangramento e inflamação.

Os extratos da fruta do guaraná induzem a morte celular da E. coli. Previne infecções causadas por Salmonela com sintomas semelhantes aos da febre tifoide.

Fontes: