Para que serve a fruta Mamey? [Pouteria sapota]

A fruta mamey, ou abricó do Pará ou abricó da Amazônia, serve para emagrecer, melhora a saúde cardiovascular, aumenta a imunidade, ajuda a tratar a anemia e muito mais.

Para que serve a fruta Mamey? [Pouteria sapota]

A Pouteria sapota também conhecida como fruta mamey, abricó do Pará ou abricó da Amazônia, é uma importante fruta nativa da América Central – Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Porto Rico e México.

Pertence à família botânica Sapotaceae e está relacionado com o sapoti, abiu e canistel, mas não está relacionado com o sapoti preto e o sapoti branco. A palavra “sapoti” supostamente deriva do tzapotl asteca, um termo geral aplicado a todas as frutas suaves e doces.

Pé de fruta mamey
Pé de fruta mamey

Sabor da fruta mamey

Doce como uma combinação de abóbora, chocolate e amêndoa ou semelhante a uma mistura de batata-doce, abacate e mel.

Árvore

Pé de fruta mamey
Pé de fruta mamey

A fruta Mamey é uma árvore perene, extremamente ornamental, ereta, lactífera, com uma copa aberta que cresce até a altura de 15 a 45 metros na maturidade. Semelhante a várias outras árvores frutíferas, o enxerto é a principal técnica utilizada para a plantação da fruta mamey.

Além disso, as árvores plantadas por enxerto não apenas têm uma taxa de crescimento mais rápida, mas também dão frutos mais cedo em comparação com aqueles plantadas a partir de suas sementes.

Ela se desenvolve melhor em terras úmidas tropicais ou próximas a planícies tropicais com temperaturas quentes e crescem bem em solos bem drenados, desde argilas pesadas até o calcário e solos arenosos inférteis.

É intolerante às condições do solo constantemente úmido ou inundado, o que impede o desenvolvimento das raízes e aumenta a podridão das raízes por fungos do solo.

Valor nutricional da fruta mamey

A fruta mamey é uma boa fonte de nutrientes, vitaminas e minerais. 

175 gramas da fruta mamey oferece 1,26 mg de vitamina B6, 40,2 mg de vitamina C, 56,18 g de carboidratos, 0,373 mg de cobre, 9,5 g de fibra alimentar total e 3,69 mg de vitamina E.

Além disso, muitos aminoácidos 0,086 g de triptofano , 0,149 g de Treonina, 0,107 g de Isoleucina, 0,128 g de Leucina e 0,128 g de Lisina também são encontrados em 175 gramas da fruta mamey.

Benefícios da fruta mamey

1 – Ajuda a emagrecer

A fruta mamey emagrece de algumas maneiras: Inibe e quase 30% dos carboidratos da fruta vêm do amido. Esses carboidratos complexos aumentam a saciedade em longo prazo porque demoram mais para serem digeridos.

Além disso a fruta mamey é um alimento rico em ambos os tipos de fibra, solúvel e insolúvel. Sua fibra insolúvel ocupa espaço em seu estômago te fazendo sentir mais satisfeito com menos calorias, enquanto sua fibra solúvel retarda a velocidade com que o alimento digerido.

Leia também: Frutas que emagrecem

2- Baixa o colesterol

50 alimentos para baixar o colesterol - banner 600
50 alimentos para baixar o colesterol – BAIXE AGORA

A fruta é composta por fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

A pesquisa mostrou que o cobre ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim” (colesterol LDL) e ajuda a aumentar o colesterol bom (colesterol HDL).

A fruta Mamey  serve para diminuir as chances das doenças cardiovasculares como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

3- Baixa a pressão

Para que serve a fruta Mamey? [Pouteria sapota]
Baixa a pressão

Seu alto teor de potássio melhora a saúde cardiovascular, mantendo a pressão arterial sob controle e mantendo a função cardíaca normal.

4- É bom para o coração

Como excelente fonte de vitamina C, a fruta mamey ajuda a manter os vasos capilares e sanguíneos firmes.

Seu considerável teor de vitamina E ajuda a prevenir o acúmulo de placas em seus vasos sanguíneos e artérias, o que diminui o risco de ataque cardíaco, derrame e doença arterial coronariana.

Como antioxidantes, as vitaminas C e E também protegem contra o dano dos radicais livres associados a doenças cardíacas e outras doenças crônicas. A vitamina E é boa principalmente para a saúde cardiovascular.

5- Aumenta a imunidade

A vitamina C ajuda da fruta fortalece o sistema imunológico.

6- Ajuda a tratar a anemia

A fruta Mamey tem uma grande quantidade de vitamina B6. Diversas pesquisas mostram que o consumo de vitamina B6 ajuda a tratar e evitar a anemia.

7- Alivia os sintomas da TPM

A fruta Mamey é muito rica em vitamina E que ajuda a diminuir a intensidade e a duração da dor e pode reduzir a perda de sangue menstrual. Além disso equilibra seus hormônios naturalmente e ajuda a manter o ciclo menstrual regulado.

8- A fruta mamey serve para fortalecer os ossos

O potássio presente na fruta Mamey ajuda a melhorar a saúde dos ossos preservando o cálcio.

Além disso, pesquisas do Centro de Informações de Micronutrientes do Linus Pauling Institute afirmam que o consumo de frutas e vegetais ricos em potássio aumenta a densidade mineral nos ossos, fortalecendo e prolongando ainda mais a vida dos ossos!

9 – Evita o Alzheimer

Para que serve a fruta Mamey? [Pouteria sapota]
Evita a perda de memória

A pesquisa mostrou que a vitamina B3 niacina presente na fruta Mamey ajuda a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como outras doenças cerebrais relacionadas com a idade que resultam em declínio cognitivo.

Além disso, a vitamina B3 niacina também está relacionada com uma diminuição do risco de muitos problemas relacionados ao mau funcionamento do cérebro como perda de memória, insônia, enxaqueca, enjoo, síndrome cerebral crônica, depressão e até mesmo dependência de álcool .

10- Ajuda a manter a saúde dos olhos

A vitamina B2 da fruta ajuda a prevenir doenças oculares como catarata, glaucoma e ceratocone.

Fontes:

LEIA TAMBÉM: