Para que serve Jambo Branco? [ Benefícios ]

  • por
Para que serve Jambo branco?

O Jambo branco tem grande quantidade de ferro , de cálcio , fibras , vitamina C , proteína e vitamina A , além de cálcio (29 mg), potássio (123 mg), enxofre (13 mg).

Relatos históricos sugerem que a planta era originalmente nativa da região do Sudeste Asiático, provavelmente o atual país de Java, mas com o tempo, por meio da atividade de comerciantes, foi distribuída para outras partes do mundo.

Hoje, a planta é cultivada na maioria dos países tropicais, incluindo o subcontinente indiano e as regiões da África subsaariana (Benin, República Democrática do Congo e Camarões), bem como na América do Sul e nas partes mais quentes da América.

O pé de jambo branco dá frutos desde o início do inverno até o final do outono.

Benefícios do jambo branco

Para que serve Jambo branco? - Benefícios

Pé de jambo branco

1- Rico em antioxidantes

O jambo branco é rico em vitamina C que previne os danos dos radicais livres, poluentes e produtos químicos tóxicos que levam a doenças como doenças cardíacas, câncer e artrite. Os radicais livres são desenvolvidos no corpo quando o corpo é exposto à radiação, ao tabaco ou à fumaça e durante o processo de decomposição dos alimentos.

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos e também auxilia no seu funcionamento. Como a vitamina C é um antioxidante, elimina o dano oxidativo e melhora o funcionamento do corpo.

Também se acredita que a vitamina C fortalece o sistema imunológico e combate a gripe e os resfriados.

Leia também: Benefícios do jambo vermelho

2- Reduz o risco de AVC

A presença de vitamina C no jambo branco reduz as chances de acidente vascular cerebral e doenças de saúde, como inflamação, dano oxidativo, saúde cardíaca, aterosclerose, pressão arterial e saúde endotelial.

A pesquisa resume que o desenvolvimento de placa bacteriana no corpo resulta em derrame ou ataque cardíaco que poderia ser reduzido com a vitamina C. 22 mg de vitamina C são obtidos a partir de 100 gramas de jambo branco.

3- Baixa o colesterol ruim e aumenta o bom

50 alimentos para baixar o colesterol

50 alimentos para baixar o colesterol – BAIXE AGORA

O jambo branco é uma rica fonte de niacina. Os estudos mostram que a niacina aumenta os níveis de colesterol HDL (bom) e reduz os triglicerídeos e o colesterol LDL (ruim).

4- Previne o diabetes

Para que serve Jambo Branco? [ Benefícios ]

Previne o diabetes

A pesquisa mostrou que o comer jambo branco reduz o nível de glicose no sangue, aumentando as atividades de enzimas metabólicas de carboidratos, como glicose-6-fosfato desidrogenase, hexoquinase e glicose-6-fosfatase. ( 1 )

5- Previne a prisão de ventre

A fibra alimentar do jambo branco auxilia o sistema digestivo no movimento do material e estimula as fezes, o que é bom para quem tem fezes irregulares ou constipação. Além disso ajuda a manter o peso saudável e reduz as chances de doenças cardíacas e diabetes.

Leia também: Frutas que soltam o intestino

6- Previne câimbras musculares

O jambo branco também possui grande quantidade de potássio que aumenta a força dos músculos e reduz as cãibras musculares que são causadas pelo baixo nível de potássio .

7- É bom para a pele

Com uma grande quantidade de Vitamina A e C o jambo branco, ajuda a prevenir os danos do estresse oxidativo causado pela má alimentação, estresse e poluição. Também reduz o ressecamento da pele e reduz as rugas.

8- Atividade antimicrobiana

Estudos pré-clínicos demonstraram que um extrato preparado a partir da casca do jambo branco foi eficaz contra Staphylococcus aureus, Yersinia enterocolitica, Staphylo coccus hominis, Staphylococcus cohnii e Staphylococcus cus warneri.

Uma correlação fitoquímica sugere que o efeito observado é devido à presença das grandes quantidades de tanino . Um extrato preparado a partir das folhas do jambo branco também é serve contra A. faecalis, A. hydrophilia, B. cereus e S. aureus.

Estudos também mostraram que os fitoquímicos friedelina, acetato de beta-amirina, ácido betulínico e lupeol, isolados da casca, são eficazes contra os dermatofitos Microsporum audouinii, Trichophyton mentagro phytes e Trichophyton soudanense.

Os extratos etanólicos da folha também foram considerados eficazes contra o Mycobacterium smegmatis.

Além disso, os extratos das folhas mostraram potentes efeitos antivirais contra os vírus herpes simplex tipos I e II e sobre os vírus envolvidos na somatite vesicular.

Estudos recentes também mostraram que o extrato da folha possui potentes efeitos antibacterianos contra Propionibacterium acnes, o causador da acne.

9. Atividade anti-inflamatória

A inflamação crônica ou recorrente nos tecidos resulta em estresse oxidativo, e isso pode desempenhar um papel contributivo na iniciação e / ou progressão e do crescimento das células cancerosas. Já que o jambo branco é rico em anti oxidantes, previne a inflamação crônica.

Tabela nutricional do jambo branco

Calorias25 Kcal Kcal./cup
Principais nutrientesVitamina C (24,78%)
Vitamina B3 (5,00%)
Carboidratos (4,38%)
Fibra dietética (3,95%)
Cálcio (2,90%)

LEIA TAMBÉM:

Marcações: