Para que serve o Sabugueiro? [ Benefícios ]

O Sabugueiro serve para baixar a glicose, baixar o colesterol, melhora a saúde bucal, baixa a pressão, melhorar a função cerebral, curar gripes e resfriados além de outros benefícios

Para que serve o Sabugueiro?

O sabugueiro, cientificamente conhecido como Sambucus nigra, é na verdade uma fruta deliciosa e que tem vários benefícios, vamos ver nesse artigo para que serve o sabugueiro.

O sabugueiro é uma fruta minúscula e redonda, normalmente verde quando jovem, que se torna vermelha e depois roxa escura para preta quando amadurece.

A fruta do sabugueiro roxo ou preto mede de 8 a 10 mm podem ser colhidas em julho e a temporada vai até setembro. O sabugueiro tem um sabor ligeiramente ácido.

Como é a árvore de sabugueiro?

A árvore de sabugueiro é um arbusto decíduo ramificado ou pequena árvore de 10 m de altura, juntamente com brotos verticais da base e galhos curvos.

As cascas são verdes claras quando jovens e mudam gradualmente para uma casca externa cinza grossa junto com enrugamento longitudinal.

A planta de sabugueiro tem folhas compostas de forma pinada que têm até 30 centímetros de comprimento e consistem em um eixo central com geralmente 4 a 6 folíolos emparelhados.

As folhas são geralmente ovais a elípticas com 7 polegadas de comprimento, com ponta prolongada e base em forma de cunha, as margens são dentadas.

Flor de sabugueiro

Geralmente as flores são pentâmeras, actinomorfas, bissexuais brancas, de 3/16 a 1/4 de polegada de diâmetro, em amplos aglomerados conspícuos de até 10 polegadas ou mais de diâmetro com odor um tanto fedorento que florescem de maio a julho.

Sabugueiro informação nutricional

O sabugueiro é uma boa fonte de nutrientes, vitaminas e minerais. 145 gramas desta fruta fornece, 52,2 mg de vitamina C, 2,32 mg de ferro, 10,2 g de fibra alimentar total, 0,334 mg de vitamina B6, 26,68 g de carboidratos, 0,088 mg de cobre, 406 mg de potássio, 0,102 mg de vitamina B1, 57 mg de fósforo, 0,087 mg de vitamina B2 e 44 µg de vitamina A.

Além disso, muitos aminoácidos como 0,132g de fenilalanina e tirosina, 0,019g de triptofano, 0,042g de metionina e cristal, 0,087g de leucina, 0,039g de isoleucina, 0,048g de valina, 0,039g de treonina e 0,022g de Histidina também são encontrados em 100 gramas da fruta.

Benefícios do sabugueiro

O sabugueiro é na verdade é rico em vários nutrientes, vitaminas e minerais que tem vários benefícios para a saúde.

Consumir esta fruta regularmente pode tem vários benefícios.

Os benefícios do Sabugueiro incluem sua capacidade de melhorar a saúde óssea , proteção contra o frio, melhorar a saúde da pele, fortalece o sistema imunológico, reduzir melhora a saúde bucal, melhora a saúde do cérebro, melhorar a saúde dos olhos e também do coração.

As flores secas do sabugueiro são utilizadas para fazer um chá doce.

1- É bom para curar a gripe

Segundo estudos, o chá e o extrato de sabugueiro reduzem os sintomas e a duração da gripe. ( 1 )

2- Previne o diabetes tipo 2 e câncer

Para que serve o Sabugueiro?
Previne o diabetes tipo 2

A pesquisa comprova que dietas ricas em antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças crônicas como câncer e diabetes tipo 2.

As flores, frutos e  as folhas do sabugueiro são ricas em antioxidantes. Por exemplo, as antocianinas encontradas nas frutas têm 3,5 vezes o poder antioxidante da vitamina E.  ( 3 ,45 , 6 ).

Um estudo comparando 15 variedades diferentes de frutas vermelhas descobriu que o sabugueiro é um dos antioxidantes mais fortes. (78 ).

3- Baixa o colesterol

50 alimentos para baixar o colestero
50 alimentos para baixar o colesterol – BAIXE AGORA

Estudos comprovam que o suco da fruta do sabugueiro pode baixar o colesterol. Além disso, descobriu-se que uma dieta rica em flavonoides como antocianinas, presente nas frutas do sabugueiro reduz o risco de doenças cardíacas.  ( 9,10)

4- Baixa o ácido úrico

Além de baixar o colesterol, o sabugueiro ajuda a baixar os níveis de ácido úrico no sangue. O ácido úrico alto causa o aumento da pressão arterial e tem efeitos negativos na saúde do coração,

5- Baixa a glicose

Além do mais, o sabugueiro aumenta a secreção de insulina e baixa os níveis de glicose no sangue.

Um estudo descobriu que as flores do sabugueiro inibem a enzima α- glucosidase, que pode ajudar a baixar a glicose no sangue. ( 11 ,1213)

6- Aumenta a imunidade

A pesquisa descobriu que o sabugueiro é rico em vitamina C, o que estimula a fabricação de glóbulos brancos e auxilia as células imunológicas a funcionarem melhor.

Além disso, o sabugueiro tem antocianinas, que os cientistas acham que podem melhorar o sistema imunológico. Uma única xícara de sabugueiro (145 g) tem 58% da ingestão diária necessária de antocianinas.  ( 14 ).

7- Melhora a função cerebral

Para que serve o Sabugueiro?
Melhora a função cerebral

O oxigênio é necessário para o cérebro funcionar bem.

O ferro é essencial para transportar o oxigênio de que o cérebro necessita. A falta de ferro causa letargia, memória fraca e diminuição da produtividade.

O sabugueiro contém 2,32 mg de ferro, que é 29% do valor diário recomendado.

Portanto, o sabugueiro pode ajudar a função cerebral . A deficiência de ferro pode resultar em inquietação, irritação e falta de atenção.

8- Benefícios do sabugueiro para os olhos

A vitamina A é essencial para as funções oculares. Assim que a luz entra na retina do olho, a rodopsina é estimulada. A rodopsina direciona um sinal para o cérebro que resulta na visão.

Portanto, devemos incluir alimentos ricos em vitaminas em nossa dieta, que inclui sabugueiro, cenoura .

Como tal, o alto teor de vitamina A o sabugueiro tem benefícios para manter os olhos saudáveis ​​e fortes.

O sabugueiro contém 44 µg (6,29% de DV) de vitamina A, que ajuda a melhorar a saúde ocular.

9- Benefícios do sabugueiro para a saúde bucal

Em uma pesquisa científica, um enxaguatório bucal contendo extrato de sabugueiro provou uma redução na gengivite. Portanto, comer as frutas do sabugueiro melhora sua saúde bucal.

10 – Saúde Digestiva

Para que serve o Sabugueiro?
Previne e trata a prisão de ventre

Assim como outras frutas, o sabugueiro é uma excelente fonte de fibra alimentar que pode melhorar a saúde digestiva.

A fibra do sabugueiro ajuda nos movimentos intestinais, inchaço, prisão de ventre, cólicas e melhora os sistemas gastrointestinais.

O sabugueiro contém 10,2 g de fibra alimentar total, que é 26,84% do valor diário recomendado.

A fibra também ajuda a aumentar a absorção de nutrientes pelo intestino.

LEIA TAMBÉM: