Quais os benefícios da banana para a saúde?

10 Benefícios da Banana comprovados por estudos e pesquisas científicas

Benefícios da Banana

Benefícios da banana

As bananas são extremamente saudáveis ​​e deliciosas, mas além disso contêm vários nutrientes essenciais e tem vários benefícios para à saúde, por exemplo: banana é bom para a digestão, para o coração e também ajuda a emagrecer.

Confira nesse artigo, os benefícios da banana para à saúde, com base em artigos e pesquisas científicas.

Nutrientes da banana

As bananas estão entre as frutas mais consumidas no mundo . Originais da sudeste da Ásia, atualmente são cultivadas e consumidas em quase todas as partes do mundo.

As bananas variam em cor, tamanho e forma. Os tipos mais consumidos no Brasil, são a banana prata e d`água. Mas, todas as bananas contêm uma boa quantidade de fibras , além de vários antioxidantes. ( 1 )

 
Calorias 89 Kcal
Proteína 1,09 g
Fibras 2,6 g
Glicose 12,23 g
Vitaminas e minerais
Cálcio 5 mg
Magnésio 27 mg
Fósforo 22 mg
Potássio 358 mg
Sódio 11 mg
Vitamina C 8,7 mg
Folato 20 µg
Vitamina B6 0,367 mg

Cada banana tem apenas cerca de 105 calorias em média e consiste quase exclusivamente de água e carboidratos. As bananas contêm muito pouca proteína e quase nenhuma gordura.

Os carboidratos nas bananas verdes e de vez são principalmente de amido e amido resistente, mas à medida que a banana amadurece, o amido se transforma em açúcar (glicose, frutose e sacarose).

1- Ajuda a controlar a glicose no sangue

Benefícios da banana
Comer banana ajuda a controlar a glicose

As bananas são ricas em pectina, um tipo de fibra que dá à banana sua forma e textura esponjosa. As bananas verdes contêm amido resistente, que age como fibra solúvel e escapa da digestão. ( 2 )

Tanto a pectina quanto o amido resistente podem controlar a glicose no sangue após as refeições e além disso reduzir o apetite, retardando o esvaziamento do estômago. Assim aumentando a sensação de saciedade. ( 3 )

Além disso, as bananas também são classificadas como frutas de baixo a médio no índice glicêmico (IG), que é uma medida – de 0 a 100 – que mede a rapidez com que os alimentos se transformam em glicose no sangue.

O valor do IG das bananas verdes é de cerca de 30, enquanto das bananas maduras estão a cerca de 60. O valor médio de todas as bananas é de 51 .

Isso significa que as bananas não causam picos de glicemia no sangue em pessoas saudáveis. Mas,  isso se aplicar aos diabéticos tipo 2, que provavelmente devem evitar comer muitas bananas maduras – e monitorar o açúcar no sangue com cuidado.

2- É bom para a digestão

Benefícios da banana
Banana é bom para digestão

A fibra alimentar tem muitos benefícios à saúde, incluindo a melhora da digestão. Uma banana de tamanho médio possui cerca de 3 gramas de fibra, assim a banana uma boa fonte de fibra.

A banana contêm dois tipos principais de fibra:

  • Pectina: que diminui à medida que a banana amadurece.
  • Amido resistente: Encontrado principalmente nas bananas verdes.

O amido resistente escapa da digestão e acaba no intestino grosso, onde se torna alimento para as bactérias boas do intestino.

3- Banana ajuda a emagrecer

Nenhum estudo testou diretamente os efeitos das bananas na perda de peso. No entanto, as bananas têm vários atributos que ajudam a emagrecer .

As bananas têm relativamente poucas calorias. Uma banana média tem pouco mais de 100 calorias – mas também é muito nutritiva e sacia a fome.

Comer mais alimentos ricos em fibras vegetais, como as bananas, está diretamente ligado a menor peso corporal e perda de peso.

Além disso, as bananas verdes são ricas em amido resistente, por isso aumentam a sensação de plenitude e podem reduzir o apetite.

4- Comer banana é bom para o coração

Benefícios da banana
Comer banana é bom para o coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração – especialmente para o controle da pressão arterial. Apesar de sua importância, poucas pessoas consomem alimentos ricos em potássio.

As bananas são uma ótima fonte de potássio. Uma banana de tamanho médio (118 gramas) contém 9% das necessidades diárias de potássio.

Uma dieta rica em potássio pode ajudar a baixar a pressão sanguínea, e as pessoas que comem bastante potássio têm um risco 27% menor de ter doenças cardíacas.

Além disso, as bananas contêm uma quantidade razoável de magnésio , o que também é importante para a saúde do coração.

5- Combate o envelhecimento

Frutas e vegetais são excelentes fontes de antioxidantes alimentares, e as bananas não são excepção. A banana contêm vários tipos de antioxidantes potentes, incluindo dopamina e catequinas .

Esses antioxidantes tem muitos benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas, doenças degenerativas e envelhecimento celular.

6- Comer banana mata a fome

O amido resistente é um tipo de carboidrato que não e digerido pelo corpo, as bananas verdes e outros alimentos são ricas nesse tipo de carboidrato. Ele  funciona como uma fibra solúvel em seu corpo.

Como regra geral, é possível estimar que, quanto mais verde a banana, maior a quantidade de amido resistente .

Por outro lado, as bananas maduras contêm quantidades menores de amido resistente e fibras – mas ainda assim, tem quantidades altas de fibra solúvel .

Tanto a pectina quanto o amido resistente reduzem o apetite e aumentam a sensação de saciedade.

7- Melhora a sensibilidade a insulina

A sensibilidade a insulina é um fator de risco importante para muitas das doenças mais graves do mundo, incluindo o diabetes tipo 2.

Vários estudos revelam que 15 a 30 gramas de amido resistente por dia podem melhorar a sensibilidade à insulina em 33 a 50% em apenas quatro semanas.

As bananas verdes são uma excelente fonte de amido resistente. Portanto, comer banana pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina.

8 – É bom para os rins

O potássio é essencial para o controle da pressão arterial e para a função renal.

Como uma boa fonte de potássio, as bananas são boas para manter os rins saudáveis .

Comer uma banana várias vezes por semana pode reduzir o risco de doença renal em até 50%.

9- Previne e evita as câimbras musculares

As bananas são conhecidas como o alimento perfeito para os atletas, grande parte disso é devido ao seu rico conteúdo mineral e de carboidratos de fácil digestão.

Comer bananas pode ajudar a reduzir cãibras e dores musculares, que afetam até 95% da população em geral .

A causa das cãibras é desconhecida, mas acredita-se que a desidratação e o desequilíbrio eletrolítico seja a principal causa.

Além disso, as bananas são ótimos alimentos pré e pós treino.

Conclusão:

A banana é uma fruta popular que fornece muitos benefícios à saúde.

Entre outras coisas, comer banana melhora a saúde digestiva e cardíaca devido ao seu teor de fibras e antioxidantes.

Eles podem até ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias e são ricas em nutrientes.

As bananas maduras são uma ótima maneira de satisfazer os mais gulosos. Além disso, a banana verde e de vez satisfazem muito mais.