Quais os Benefícios da Banana Verde?

A banana verde é rica em fibras e tem benefícios para baixar o colesterol, controlar o diabetes, ajuda a emagrece e inibe a fome. É rica em vitaminas e minerais.

Benefícios da banana verde

A banana verde tem vários benefícios, é uma rica fonte de nutrientes. Os nutricionistas dizem que as bananas verdes são ricas em fibras e são boas para pessoas com problemas digestivos e intestinais. Também para pessoas que sofrem de prisão de ventre e síndrome do intestino irritável e hemorroidas.

A banana verde é rica em potássio que atua como vasodilatador. O potássio regula a pressão arterial. As bananas verdes têm alto teor de protopectina, que converte o amido em fibra digestível.

Benefícios da banana verde

1- Rica em potássio

Bananas verdes têm alto teor de potássio.

As bananas (pequenas) oferecem 362 miligramas de potássio e as bananas médias 422 miligramas de minerais.

As bananas grandes oferecem 487 miligramas de potássio, ou seja, mais de 10% da quantidade diária recomendada de 4700 miligramas para adultos saudáveis.

2- Rica em fibras

As bananas verdes são uma grande fonte de fibra que desempenha um papel crucial na promoção da saúde digestiva e do coração.

Uma porção de 100 gramas tem 2,6 gramas de fibra que aumenta o volume das fezes, melhora a regularidade intestinal e facilita a digestão.

Alimentos ricos em fibras ajudam a baixar o colesterol, o que diminui as chances de derrame e ataque. Além disso facilitam o processo de digestão.

Por fim, comer banana verde ajuda a baixar o colesterol, mantendo o coração saudável e reduzindo as chances de derrame.

Veja também: Benefícios da banana

3- Benefícios da banana verde para os rins e coração

Benefícios da banana verde para os rins e coração

As bananas verdes são ricas em potássio.

Uma porção de 1 xícara oferece 531 miligramas de potássio, que têm um papel crucial no funcionamento dos rins.

O potássio atua como um vasodilatador que mantém a ​​pressão arterial controlada.

4- Ajuda a emagrecer

Atualmente se fala muito na biomassa de banana verde ou na farinha de banana verde para emagrecer. Mas comer a banana verde também tem esse benefício. 

Isso por que a banana verde contêm fibras dietéticas que demoram a digerir e assim aumenta a sensação de estomago cheio, aumenta a saciedade, matando a fome e reduzindo a fome.

5- Rica em vitaminas e minerais

A banana verdes contêm muitas vitaminas e minerais como potássio , vitamina C e vitamina B6 que facilitam a absorção de minerais e nutrientes como o cálcio.

A vitamina C é essencial para manter a saúde da pele e do cabelo. Aumenta a imunidade e engloba antioxidantes que previnem os danos dos radicais livres.

A vitamina B6 ajuda a converter alimentos em energia. É benéfico para a saúde cardíaca e melhora a função cerebral.

6- Controla o diabetes

Benefícios da banana verde
Controla o diabetes

A banana verde possui baixo teor de açúcar, é uma fruta com baixo índice glicêmico.

Alimentos com baixo índice glicêmico são facilmente digeridos, absorvidos e metabolizados lentamente, garantindo que não haja aumento nos níveis de glicose no sangue.

Além disso, a bananas verde é recomendadas para pacientes diabéticos devido ao alto teor de fibra alimentar. Possui índice glicêmico inferior a 55, o que ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

Alimentos com baixo IG evitam o aumento da glicose no sangue.

7- Baixa o colesterol

A banana verde é uma grande fonte de amido resistente, um tipo de amido que não se decompõe totalmente e é absorvido pelo organismo na hora da digestão.

É convertido em ácidos graxos de cadeia curta pelas bactérias intestinais.

O amido resistente mantém 0 colesterol normal.

8- Benefícios da banana verde para o estomago

frutas que soltam o intestino
frutas que soltam o intestino

A banana verde contêm fibras que ajudam a prevenir problemas estomacais, como a síndrome do intestino irritável e prisão de ventre.

Saiba mais sobre as Frutas que soltam o intestino

Comer uma xícara de banana verde cozida por dia ajuda no tratamento. Mas evite comer as bananas verdes fritas, pois aumenta a ingestão de calorias.

Como utilizar a banana verde?

As bananas verdes podem ser assadas, fervidas, fritas, cozidas no vapor e amassadas, para fazer a biomassa.

Em Kerala, na Índia, as bananas verdes são cozidas com inhame em leite de coco e são temperadas com folhas de curry e para fazer uma sopa conhecida como curry kalan.

Para fazer chips de banana verde, corte as bananas verdes em fatias finas e frite, depois tempere com sal e pimenta vermelha em pó.

Fontes: