Quais os Benefícios da fruta Atemóia?

A Fruta Atemoia tem vários benefícios para a saúde, pode curar resfriados, baixar a pressão, controlar o diabetes, prevenir e tratar a prisão de ventre, entre outros.

Quais os Benefícios da fruta Atemóia

O que é atemóia?

A fruta atemoia (Annona atemoya) é originada como um cruzamento da pinha (Annona squamosal) com a  Cherimóia (Annona cherimola) feito na Flórida.

PJ Wester fez o primeiro cruzamento no laboratório subtropical do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Miami, em 1908. Em 1910, foram plantadas mudas. Outros cruzamentos foram feitos em 1910 e frutificados em 1911. Em seguida, as sementes foram levadas para as Filipinas e outros lugares por Wester. A planta se dá bem nas terras baixas em áreas tropicais quentes a subtropicais.

Atemoya é uma pequena árvore que atinge a altura de 8 metros com tronco curto e galhos baixos. As folhas são alternadas, caducas, coriáceas, elípticas e ligeiramente pubescentes medindo 15 cm de comprimento.

pe de atemoia
Pe de atemoia

O fruto é em forma de coração ou cônico, com 8–12 cm de comprimento por 9–10 cm de largura e pesando 2–2,5 kg. Os frutos são de um verde-azulado claro a verde ervilha e ligeiramente amarelado entre as aréolas

Benefícios da Atemóia

1- Curar o resfriado

Atemoia diminui a gravidade dos sintomas do resfriado e tem efeito anti-histamínico, que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, que incluem inflamação, dor e coriza. Ela controla a alergia que causa resfriado. Ela reduz o nível de histamina e diminui a duração do frio.

2- Saúde digestiva

Quais os Benefícios da fruta Atemóia?
É bom para a saúde digestiva

A fruta é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino facilitando o processo de digestão.

3- Repelir insetos

Misture a polpa seca da atemoya triturada com água e deixe-a repousar alguns dias.

4- Aliviar estresse

Atemoia contém vitamina C que ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, cortisol e hormônios.

5- Atividade antioxidante

A atemóia contém antioxidantes que protegem o corpo do estresse oxidativo e da oxidação celular, que pode causar doenças graves, como aterosclerose, que pode resultar em derrame e ataque cardíaco.

6- Hipertensão

Quais os Benefícios da fruta Atemóia?
Baixa a pressão arterial

A fruta reduz a pressão arterial e diminui as chances de hipertensão e problemas de saúde graves que podem resultar em hipertensão.

7- Rica em fibras

A fruta tem alto teor de fibra o que diminui a absorção de açúcar.

8- Benefícios da Atemóia para a saúde intestinal

A fruta contém muitas fibras, o que trata e previne a prisão de ventre. Melhora as funções intestinais proporcionando sensação de saciedade após a ingestão. A fruta tem efeitos positivos no corpo diminuindo a absorção de gorduras e açúcares .

9-  Reduz o colesterol

Atemoia tem fibra diurética e niacina, que ajuda a baixar o colesterol.

10- Protege contra a anemia

Atemoia contém ferro que ajuda na prevenção da anemia.

11- Controla o diabetes

Quais os Benefícios da fruta Atemóia?
Controla o diabetes

A atemóia contém fibras que fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente pelo corpo e também previne o aparecimento de diabetes tipo 2.

12- Regula a pressão arterial

A polpa possui potássio que ajuda na redução da pressão arterial. O corpo usa esse mineral para equilibrar a água e o potássio, que é necessário para a contração muscular.

13- Rica em vitaminas

Atemoya é rica em vitaminas, principalmente vitamina B1 , C , B2 , potássio , cálcio e ferro .

 

Fontes: