Quais os Benefícios da Fruta Pitaya?

  • por
Quais são os benefícios da fruta pitaya?

Origem da pitaya

A fruta pitaya, também conhecida como fruta do dragão é de cor vermelha forte, mas algumas variedades podem ser rosa ou amarela.

Pertencendo à família dos cactos, seu nome científico é hylocereus undatus. Os habitantes do sudeste da Ásia o chamam de fruta do dragão, por causa das suas escamas semelhantes a pele de um dragão.

É cultivada e nativa da América do Sul e Central e onde foi levada para os países do Sudeste Asiático como Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Bangladesh, Sri Lanka e Vietnã.

Qual é o gosto da pitaya?

Quais são os benefícios da fruta pitaya?

A pitaya tem gosto de kiwi misturado com pera

O sabor da fruta do dragão pode ser explicado como a mistura de kiwi e pera. Cada fruta pesa de 500 a 1200 gramas. A polpa vermelha ou branca tem sabor bastante doce com aroma suave. Contém minúsculas sementes pretas parcialmente ocas.

Quais são os benefícios da fruta pitaya?

Pé de pitaya

10 benefícios da pitaya

Vitaminas da pitaya

A pitaya é rica em fito nutrientes. Eles têm alto teor de antioxidantes, vitamina C, ácidos graxos poli-insaturados, vitamina B, proteínas e caroteno.

O cálcio é vital para manter dentes e ossos fortes.

O fósforo e o ferro são essenciais para o sangue saudável e a formação dos tecidos. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a acelerar o processo de cicatrização de feridas e hematomas, além de manter a saúde respiratória.

A fruta do dragão também contém zero de carboidratos complexos, portanto, com a ajuda de outras vitaminas B e tiamina, os alimentos são decompostos facilmente no corpo.

Outro fotoquímico encontrado na fruta do dragão é usado para tratar doenças cardíacas e o óleo feito da semente atua como um laxante suave.

As sementes contêm alto teor de gorduras poli-insaturadas, o que ajuda a diminuir os triglicerídeos e reduz as chances de doenças cardiovasculares.

1- Baixa o colesterol

Quais são os benefícios da fruta pitaya?

Baixa o colesterol

A fruta do dragão tem baixo teor de colesterol, gorduras trans e gorduras saturadas. A ingestão dessa fruta ajuda a manter a saúde do coração por longo prazo.

As sementes contêm ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e gorduras poli-insaturadas. Além de vários antioxidantes, a fruta do dragão é uma ótima fruta pra baixar o colesterol LDL ( ruim ).

2- Aumenta a imunidade

A fruta do dragão é carregada com flavonoides e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Possui alto teor de antioxidantes que elimina os radicais livres. Ela também contém vitamina B2, B1, B3, fósforo, cálcio, proteína, ferro, fibra e niacina que mantém o sistema imunológico forte e saudável.

3- Saúde digestiva

Os alimentos ricos em fibra auxiliam na digestão. Também evita a constipação e problemas de Síndrome do intestino irritável.

Além disso a fruta possui oligossacarídeos que auxiliam a digestão, pois atua como prebióticos que promovem a digestão e a saúde intestinal. Compostos funcionais como os prebióticos na dieta ajudam a prevenir câncer, obesidade, doenças vasculares, hipersensibilidade e doenças degenerativas.

Veja também: Frutas que soltam o intestino

4- Previne o diabetes

Quais são os benefícios da fruta pitaya?

Controla o diabetes

O conteúdo de fibra auxilia na digestão. Também ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue e controla o diabetes.

Programa Diabetes Controlada Dr. Rocha

Controle seu diabetes em 30 dias naturalmente

Esta fruta evita picos de glicose após o consumo de alimentos de alto índice glicêmico.

Estudo mostra que resultados positivos têm sido observados no estresse oxidativo, o que sugere o consumo na redução de problemas relacionados ao diabetes.

Pesquisas adicionais são conduzidas para examinar os benefícios da resistência à insulina em ratos obesos, descobrindo que o consumo de fruta do dragão reduz as chances de diabetes e os sintomas de diabetes.

5- Benefícios da pitaya para a saúde do coração

Quais são os benefícios da fruta pitaya?

É bom para o coração

O estudo mostra que a fruta do dragão reduz o colesterol ruim, aumentando o colesterol bom, assim é uma ótima fruta para baixar o colesterol.

Além disso, sendo uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, mantém o coração saudável.

As minúsculas sementes encontradas na fruta do dragão são uma fonte de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3. A pesquisa mostra que os ômega-6 e ômega-3 podem reduzir os triglicerídeos, reduzindo as chances de problemas cardiovasculares.

6- Retarda o processo de envelhecimento

Os antioxidantes em forma de vitamina C ajudam a prevenir o envelhecimento da pele e dá uma aparência mais jovem.

Além disso, o fósforo encontrado na fruta do dragão tem propriedades antienvelhecimento. O fósforo é um mineral vital encontrado em todas as células do corpo, responsável por cerca de 1% do peso corporal total. Como é encontrado em todas as células, ele repara as células que são vitais para a juventude da pele e previne o envelhecimento prematuro.

7- Previne o câncer

A fruta do dragão tem fito albumina, vitamina C e minerais, que tem atividades antioxidantes e propriedades de prevenção do câncer.

Auxilia na prevenção do câncer devido ao conteúdo de licopeno. O licopeno também está presente no tomate, que dá aos alimentos a cor vermelha. Os resultados obtidos em estudos mostram que ele pode conter efeitos quimiopreventivos contra o câncer de mama, próstata, fígado, pulmão e pele.

Outro estudo mostra que as células cancerosas quando tratadas com licopeno diminuíram significativamente. A avaliação do câncer mostrou uma redução no número de células cancerosas após o tratamento com licopeno. A fruta do dragão é um alimento que combate o câncer devido ao conteúdo de licopeno.

8- Aumenta o metabolismo

A proteína é essencial para as funções ​​do corpo. A fruta do dragão é uma excelente fonte de proteína.

As proteínas são metabolizadas por enzimas do corpo e convertidas, ​​que aceleram o reparo das células, acelerando o metabolismo, aumentando a força e auxilia na perda de peso e o ganho de massa muscular.

9- Previne contra bactérias

A Pitaya tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que fortalecem o sistema imunológico.

Ela aumenta a contagem de glóbulos brancos no corpo que defende o corpo de toxinas e também inibe o crescimento de infecções bacterianas e fúngicas no corpo.

Também estimula a regeneração das células e acelera o processo de cicatrização de hematomas e feridas mais rapidamente.

10- Benefícios da  pitaya no tratamento da acne

Sendo uma grande fonte de vitamina C, a fruta do dragão ajuda no tratamento da acne.

Consumir a fruta também diminui a ocorrência de acne. Aplique a pasta da polpa da pitaya sobre a área afetada e lave após 20 a 25 minutos. Isso ajudará a curar a acne mais rapidamente.

Fontes:

 

Marcações: