Quais os benefícios da graviola para a saúde?

  • por
benefícios da graviola

Graviola é uma fruta que além de ser deliciosa e saborosa tem vários benefícios impressionantes para a saúde.

Também é muito rica em nutrientes e fornece uma boa quantidade de fibras e vitamina C e tem pouquíssimas calorias.

Este artigo analisará alguns dos benefícios da graviola para a saúde e como você pode adicionar à sua dieta.

Como comer graviola

Graviola é o fruto da Annona muricata , um tipo de árvore nativa das regiões tropicais das Américas. Esta fruta verde espinhosa tem uma textura cremosa e um sabor forte que é comparado ao abacaxi ou morango.

Graviola é tipicamente consumida crua cortando a fruta ao meio e retirando a polpa. As frutas variam em tamanho e podem ser muito grandes, por isso é melhor dividi-las em poucas porções.

De sucos a sorvetes e sorvetes, a graviola é uma fruta deliciosa e pode ser consumida de várias maneiras diferentes.

A polpa pode ser usada para fazer sucos e as folhas para fazer chá.

No entanto, por ter um sabor forte e naturalmente doce, a graviola é normalmente consumida in natura.

Ao selecionar frutas, escolha uma que seja macia ou deixe amadurecer por alguns dias antes de comer. Depois, corte-a longitudinalmente, retire a carne da casca e aproveite.

Lembre-se de que as sementes da graviola devem ser evitadas, pois foi demonstrado que elas contêm annonacin, uma neurotoxina que pode causar a doença de Parkinson. ( 7 )

Calorias e tabela nutricional

A graviola tem poucas calorias, mas é rica em vários nutrientes, como fibras e vitamina C. Uma porção de 100 gramas de graviola contém: ( 1 )

Calorias 66 Kcal
Carboidratos 18,6 g
Ácidos graxos ômega-6 totais 69 mg
Fibras 3,3 g
Vitaminas
Vitamina A 2,0 Ui
Vitamina C 20,6 mg
Vitamina E 0,1 mg
Vitamina K 0,4 mg
Tiamina 0,1 mg
Riboflavina 0,1 mg
Niacina 0,9 mg
Vitamina B6 0,1 mg
Ácido pantotênico 0,3 mg
Colina 7,6 mg
Minerais
Cálcio  14 mg
Ferro 0,6 mg
Magnésio 21 mg
Fósforo 27 mg
Potássio  278 mg
Sódio 14 mg
   

Benefícios da graviola

1- Rica em anti oxidantes

Muitos dos benefícios relatados da graviola são devido ao seu alto teor de antioxidantes.

Antioxidantes são compostos que ajudam a neutralizar compostos nocivos chamados radicais livres, que podem causar danos às células.

Algumas pesquisas mostram que os antioxidantes podem desempenhar um papel na redução do risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes.

2- Graviola e Câncer

Embora a maioria das pesquisas esteja atualmente limitada a estudos em tubo de ensaio, alguns estudos descobriram que a graviola poderia ajudar a eliminar as células cancerígenas.

Um estudo em tubo de ensaio tratou células de câncer de mama com extrato de graviola. Curiosamente, ele foi capaz de reduzir o tamanho do tumor, matar células cancerígenas e aumentar a atividade do sistema imunológico. ( 2 )

No entanto, lembre-se de que estes são estudos feitos em tubo de ensaio que analisam uma forte dose de extrato de graviola. Estudos em humanos precisam examinar como a ingestão da fruta pode afetar o câncer em humanos.

3- Anti bacteriano

Além de suas propriedades antioxidantes, alguns estudos mostram que a graviola também pode conter propriedades antibacterianas potentes.

Em um estudo em tubo de ensaio, extratos de graviola com concentrações variadas foram usados ​​em diferentes tipos de bactérias conhecidas por causar doenças bucais.

A graviola conseguiu efetivamente matar vários tipos de bactérias, incluindo cepas que causam gengivite, cáries e infecções fúngicas. ( 3 )

Apesar desses resultados promissores, é importante lembrar que estes são estudos feitos em tubo de ensaio usando um extrato altamente concentrado. É muito maior do que a quantidade que você normalmente teria comendo graviola.

4- Anti flamatório

Alguns estudos em animais descobriram que a graviola e seus componentes podem ajudar a combater a inflamação .

A inflamação é uma resposta imune normal à lesão, mas evidências crescentes mostram que a inflamação crônica pode causar várias doenças. ( 4 )

Em um estudo, os ratos foram tratados com extrato de graviola, que diminuiu o inchaço e aliviou a inflamação. ( 5 ) Embora atualmente a pesquisa esteja limitada a estudos com animais, isso pode ser especialmente benéfico no tratamento de distúrbios inflamatórios como a artrite.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para avaliar as propriedades anti-inflamatórias da graviola.

5- Controla o diabetes

Benefícios da graviola

Benefícios da graviola para controlar o diabetes

A graviola demonstrou ajudar a controlar a glicose no sangue em alguns estudos com animais.

Em um estudo, ratos diabéticos tomaram uma injeção de extrato de graviola por duas semanas. Aqueles que receberam o extrato apresentaram níveis de glicose sangue cinco vezes menores que o grupo que não recebeu o extrato. ( 6 )

No entanto, esses estudos foram realizados em animais e usam uma quantidade concentrada de extrato de graviola que excede em muito o que você pode obter comendo a fruta.

Embora sejam necessárias mais pesquisas com seres humanos, essas descobertas sugerem que a graviola pode ter benefícios para os diabéticos, mas quando combinados com o controle da alimentação e a pratica de atividades físicas.

Conclusão:

Estudos em tubo de ensaio e em animais usando extrato de graviola descobriram alguns resultados promissores em relação aos possíveis benefícios à saúde dessa fruta.

Ainda assim, é importante lembrar que esses estudos foram feitos com uma dose concentrada de extrato de graviola, muito maior do que a quantidade que você obteria de um pedaço da fruta.

No entanto, a graviola é deliciosa, versátil e rica em vitaminas e minerais e tem vários benefícios para a saúde. 

Marcações: