Quais os Benefícios da Rambutan?

O rambutan é uma fruta exótica da Ásia com poucas calorias e que tem muitos benefícios para a saúde.

Benefícios do Rambutan

Benefícios da fruta rambutan

O rambutan é muito nutritivo e pode oferecer benefícios para a saúde, desde ajuda na perda de peso e melhorar digestão até aumentar a resistência as infecções.

Aqui estão alguns dos principais benefícios da fruta rambutan para a saúde.

Como é a árvore do Rambutan?

Como é a árvore do Rambutan?

Rambutan ( Nephelium lappaceum ) é uma fruta nativa do sudeste da Ásia.

Ele cresce em uma árvore que pode atingir até 27 metros de altura e se desenvolve melhor em climas tropicais, como na Malásia e na Indonésia.

Benefícios 

1- Rica em anti oxidantes e nutrientes

O Rambutan é rico em fibras, vitamina C e cobre e contém pequenas quantidades de outros nutrientes, como manganês, fósforo, potássio, magnésio , ferro e zinco. Sua casca e semente também são cheias de nutrientes, mas não são comestíveis. 

2- É bom para digestão

O rambutan é uma boa fonte de fibra solúvel e insolúvel, que pode prevenir a constipação e melhorar os sintomas de certos distúrbios intestinais. ( 3 )

3- Ajuda a emagrecer

O Rambutan tem poucas calorias, mas é rico em água e fibras. Essa combinação pode evitar que você coma demais e te mantém saciado por mais tempo – os dois fatores podem ajudar na perda de peso com o tempo. ( 2 )

4- Fortalece o sistema imunológico

Vários compostos encontrados na polpa e na casca do rambutan podem fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater infecções. ( 1 )

5- Combate o câncer

Alguns estudos com células e animais descobriram que os compostos do rambutan podem ajudar a prevenir o crescimento e a disseminação de células cancerosas.

6- Baixa o colesterol

Um estudo feito em animais mostrou que os extratos feitos de casca de rambutan baixa o colesterol total e triglicerídeos.

7- Controla o diabetes

Quais os Benefícios da Rambutan?
Baixa a glicose no sangue

Estudos com células e animais relatam que o extrato de casca de rambutan pode aumentar a sensibilidade à insulina e baixar a glicose no sangue em jejum e a resistência à insulina.

Qual a diferença entre lichia e rambutan?

Qual a diferença entre lichia e rambutan?

Depois de descascado, a fruta do rambutan é muito semelhante à lichia.

Todos pertencem à mesma família Sapindaceae e crescem em árvores nativas do sul da Ásia e têm polpa branca translúcida com uma semente no meio. Seus perfis nutricionais também são muito semelhantes.

No entanto, sua aparência externa é diferente. O Rambutan é maior que a lichia e tem uma casca peluda verde-avermelhada.

A lichia é ligeiramente menor e tem uma casca dura e texturizada vermelha.

Os sabores também variam ligeiramente. Rambutan é doce e cremoso, enquanto a lichia tem um sabor ligeiramente menos doce.

Conclusão:

Parente da lichia , o rambutan é uma fruta do sudeste asiático com casca peluda e sua polpa comestível é doce e cremosa, que é considerada uma das frutas mais saudáveis do mundo.

É nutritivo, mas com poucas calorias, e pode ajudar na digestão , fortalecer o sistema imunológico e ajudar na perda de peso.

LEIA TAMBÉM: