Quais os benefícios das frutas secas?

As frutas secas tem vários benefícios para a saúde, ajuda a controlar a glicose no sangue, baixar o colesterol, regular o intestino e prevenir doenças crônicas, mas podem engordar se consumidas em excesso.

Benefícios das Frutas Secas
50 alimentos para baixar o colesterol - banner 600
50 alimentos para baixar o colesterol – BAIXE AGORA

O que são frutas secas?

Frutas secas são frutas que tiveram quase toda água removida por meios de secagem. A fruta encolhe durante esse processo, deixando a fruta seca com alta densidade calórica .

As passas são as frutas secas mais comuns, seguidas das tâmaras, ameixas, figos e damascos.

Outros tipos de frutas secas também podem ser cristalizadas, ou seja cobertas com açúcar. Como: manga, abacaxi, cranberries, bananas e maçãs .

Frutas secas podem ser conservadas por muito mais tempo do que as frutas frescas e são uma opção de lanche prático, principalmente nas viagens longas ou onde a não há como manter as frutas frescas em refrigeração.

Benefícios das frutas secas

Dentre os benefícios das frutas secas podemos citar que elas são ricas em micronutrientes, fibras e antioxidantes. 

Um pedaço de fruta seca contém aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes que uma fruta fresca, mas concentrado em uma quantidade muito menor. Além disso, as frutas secas contêm até 3,5 vezes mais fibras, vitaminas e minerais das frutas frescas como o folato e polifenóis [ 1 ] [ 2 ] Que tem muitos benefícios para a saúde, como melhora do fluxo de sangue, melhora da digestão, redução do dano oxidativo e do risco de muitas doenças. [ 3 ]

1- Comer frutas secas reduz o risco de doenças

Benefícios das Frutas Secas
Baixa a pressão arterial

Comer frutas secas como as passas, que são ricas em fibras, potássio e outros compostos vegetais reduz o risco de várias doenças crônicas. Comer uvas passas pode melhorar o controle da glicose no sangue, baixar a pressão arterial e o colesterol no sangue, bem como diminuir a inflamação crônica.

2- Ameixa ajuda a regular o intestino

A ameixa seca é rica em fibras, potássio, beta-caroteno (vitamina A) e vitamina K. São conhecidas por ser uma fruta que solta o intestino.

Comer ameixas secas ajuda a melhorar a frequência e a consistência das fezes. As ameixas são consideradas ainda mais eficazes no alívio da constipação do que o psyllium, que é um remédio comum para prisão de ventre. [ 4 ]

3- As tâmaras tem benefícios para a gestação

Benefícios das Frutas Secas
Benefícios da Tâmara

As tâmaras são ricas em antioxidantes, potássio, ferro e fibras. Comer tâmaras pode ajudar a reduzir o dano oxidativo, moderar a glicose no sangue e ajudar no trabalho de parto em mulheres grávidas.

4- Frutas secas são ricas em calorias

As frutas secas são relativamente ricas em calorias e açúcar. Frutas secas comuns contêm 38–66% de açúcar e comer muito pode engordar e causar vários problemas de saúde.

Leia: Frutas que engordam

Conclusão:

Assim como acontece com muitos outros alimentos, as frutas secas têm benefícios e malefícios.

Dentre os benefícios das frutas secas podemos destacar sua grande quantidade de fibras, nutrientes e antioxidantes.

No entanto, as frutas secas também são ricas em açúcar e calorias e podem engordar e causar problemas, mas quando consumidas em excesso.

Por esse motivo, as frutas secas devem ser consumidas em pequenas quantidades, de preferência junto com outros alimentos .

Além disso, são alimentos ricos em carboidratos, o que os torna inadequados para uma dieta low carb .

Por fim, as frutas secas estão longe de ser perfeitas, mas certamente é uma alimentação muito mais saudável e nutritiva do que batatas fritas ou salgadinhos.

LEIA TAMBÉM: