Quais os benefícios do cacau ?

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Benefícios do cacau fruta

O cacau em pó é produzido esmagando os grãos da fruta cacau e removendo a gordura, que é conhecida como manteiga de cacau, mas a fruta do cacau também tem muitos benefícios para à saúde. A polpa do cacau não só é comestível mas também muito saborosa. 

Hoje, o cacau é mais famoso por seu papel na produção de chocolate. No entanto, pesquisas modernas revelaram que, de fato a fruta contêm compostos importantes que tem muitos benefícios para  sua saúde.

Cada fruta de cacau contém entre 25 e 50 sementes de cacau que são revestidos em uma polpa gelatinosa. A polpa representa quase 40% do peso da fruta de cacau. As sementes de cacau são bastante macias quando frescas, mas ficam duras quando secas

1- Rico em polifenóis

Os polifenóis são antioxidantes naturais encontrados em algumas frutas, legumes, chás, chocolate e vinho .

Eles tem inúmeros benefícios à saúde, incluindo redução da inflamação, melhora o fluxo sanguíneo, baixa a pressão arterial e controla o colesterol e a glicose no sangue.

O cacau é uma das fontes mais ricas de polifenóis. É especialmente abundante em flavanóis, que têm potentes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

2- Baixa a pressão arterial

Benefícios do cacau

Baixa a pressão arterial

O cacau, tanto a fruta ou em pó quanto na forma de chocolate preto, pode ajudar a baixar a pressão arterial. ( 1 ) Os flavanóis do cacau melhoram os níveis de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. ( 2 )

3- Reduz o risco de ataque cardíaco e derrame

Além de baixar a pressão sanguínea, parece que o cacau possui outros benefícios que podem reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. O cacau é rico em flavanol que melhora o nível de óxido nítrico no sangue, isso então relaxa e dilata as artérias e os vasos sanguíneos melhorando o fluxo sanguíneo.

Além disso, verificou-se que o cacau reduz o colesterol LDL “ruim”, tem o efeito de afinar o sangue, efeito semelhante à aspirina, controla a glicose no sangue e reduz a inflamação celular.

4- Melhora o fluxo sanguíneo no cérebro e a função cerebral

Benefícios do cacau

Melhora a função cerebral

Vários estudos descobriram que os polifenóis, como os do cacau, podem reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, melhorando a função cerebral e o fluxo sanguíneo do cérebro.

Os flavanóis podem atravessar a barreira hematoencefálica e estão envolvidos nas vias bioquímicas que produzem neurônios e moléculas importantes para a função do cérebro.

5- Melhora o humor e combate a depressão

Além dos benefícios do cacau na degeneração mental relacionada à idade, seu efeito no cérebro também pode melhorar o humor e os sintomas da depressão.

A melhora no humor pode se devido aos flavanóis do cacau, à conversão do triptofano no estabilizador de humor natural serotonina, ao seu rico conteúdo de cafeína ou simplesmente ao prazer sensorial de comer chocolate.

6- Controla e evita o diabetes

Benefícios do cacau

Controla o diabetes

Embora o consumo excessivo de chocolate certamente não é bom para o controle do diabetes, o cacau tem, de fato, alguns efeitos antidiabéticos.

Estudos indicam que os flavanóis de cacau podem retardar a digestão e absorção de carboidratos no intestino, melhorar a secreção de insulina, reduzir a inflamação e estimular a absorção de glicose do sangue pelo músculo. ( 3 )

Alguns estudos demonstraram que uma maior ingestão de flavanóis, incluindo os do cacau, pode resultar em menor risco de diabetes tipo 2. ( 4 )

7- Ajuda a emagrecer e manter o peso

Paradoxalmente, a ingestão de cacau, mesmo na forma de chocolate, pode te ajudar a controlar seu peso.

O cacau pode ajudar regulando o uso de energia, reduzindo o apetite e a inflamação e aumentando a oxidação da gordura e a sensação de saciedade.

8- Tem propriedades anti câncer

Estudos realizados em tubos de ensaio sobre os componentes do cacau descobriram que eles têm efeitos antioxidantes, protegem as células contra danos causados ​​por moléculas reativas, combatem a inflamação, inibem o crescimento celular, induzem a morte celular, ajudando a impedir a disseminação de células cancerígenas. ( 5 , 6

Estudos em humanos mostraram que dietas ricas em flavanol estão associadas a uma diminuição no risco de câncer. ( 7 )

9- Trata a asma

O cacau em pó tem benefícios para as pessoas com asma, pois contém compostos anti-asmáticos, como teobromina e teofilina. A teofilina ajuda a dilatar os pulmões, relaxa as vias aéreas e diminui a inflamação. 

10- É bom para a pele e para a saúde bucal

O cacau contém muitos compostos que possuem propriedades antibacterianas, anti-enzimáticas e estimulantes do sistema imunológico, que é bom para à saúde bucal.

Apesar da opinião popular, o cacau do chocolate não causa acne . De fato, verificou-se que os polifenóis do cacau tem benefícios significativos para sua pele. ( 8 )

Além disso, foi demonstrado que a ingestão a longo prazo de cacau contribui para a proteção solar, a circulação sanguínea da pele e melhora a textura da superfície e a hidratação da pele. ( 9 )

Qual a quantidade de cacau em pó por dia?

A quantidade exata de cacau que você deve comer por dia para ter os benefícios do cacau em pó ainda não está clara.

Mas a European Food Safety Authority recomenda 2,5 gramas ou uma ♀colher de chá de cacau em pó  ou 10 gramas de chocolate preto por dia para ter os benefícios para à saúde do coração. ( 8 )

Conclusão:

O cacau cativou o mundo há milhares de anos e é faz parte da culinária moderna na forma de chocolate.

Os benefícios do cacau incluem diminuição da inflamação, melhora da saúde do coração e do cérebro, controle da glicose no sangue e do peso, além de melhorar a saúde dos dentes e da pele.

O cacau em pó é nutritivo e fácil de adicionar à sua dieta de maneiras criativas. No entanto, somente use o cacau em pó não alcalinizado ou chocolate escuro contendo mais de 70% de cacau, para maximizar os benefícios para a sua saúde.

Lembre-se de que o chocolate ainda contém quantidades significativas de açúcar e gorduras; portanto, se você for usá-lo, atenha-se a tamanhos razoáveis ​​de porções e combine-o com uma dieta saudável e equilibrada.