Quais os benefícios do figo da Índia? [ Como comer ]

A pesquisa descobriu que o figo da Índia ou figo de Barbárie é concentrado em nutrientes e tem benefícios para pessoas com doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas

Quais os benefícios do figo da Índia? [ Como comer ]
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O figo da barbárie, também chamado de figo da Índia, tem atraído a atenção do mundo da nutrição por seus potenciais benefícios à saúde.

A pesquisa descobriu que o figo da Índia é uma fonte concentrada de nutrientes e pode beneficiar pessoas com doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas. (1Fonte )

Ele pode crescer em áreas afetadas pela seca e até tem a capacidade de reparar o solo danificado. Essas propriedades especiais a tornam uma cultura importante e ecológica para consumo humano e animal em muitas áreas do mundo. (2Fonte )

Este artigo analisa o figo da Índia, incluindo seus usos e benefícios potenciais para a saúde, e explica como você pode adicionar essa fruta interessante à sua dieta.

O que é o figo da Índia?

A figueira-da- Índia ( Opuntia spp.) Refere-se a várias espécies de cactos comumente conhecidas como pera espinhosa ou nopal . Nativa do México, esta planta também cresce em muitas áreas do mundo, incluindo o Norte da África e os Estados Unidos .

A planta produz frutos comestíveis uma vez por ano durante uma curta temporada. As pessoas chamam a fruta por vários nomes, incluindo figo-da-índia, figo-berbere, pera cacto e atum.

Várias espécies de figos da Índia crescem em todo o mundo.(3Fonte )

Muitas partes da planta do figo da Índia são comestíveis, incluindo os caules, que são conhecidos como cladódios, almofadas e pencas. No México, as partes tenras do caule, conhecidas como cladódios, são tratadas como vegetais e adicionadas a pratos como saladas.

As pessoas apreciam o cacto como uma fruta fresca ou suco e também o usam para fazer produtos como geleias, doces, frutas secas, suplementos alimentares e vinho. Quando maduro, o fruto tem um sabor doce, um misto de melão com uva.

Os frutos de formato oval são uma variação de verde, laranja ou roxo.

As pessoas geralmente preferem comer frutas com casca verde e polpa branca.

Embora a fruta seja comestível, você deve descascá-la antes de comê-la. A polpa doce da fruta é envolta em uma casca dura que é coberta por pequenos espinhos conhecidos como glochídeos. A fruta também tem um número considerável de sementes, que você pode comer. (4Fonte )

Para que serve o figo da Índia?

As pessoas têm usado o figo da Índia ao longo da história na medicina tradicional como um tratamento natural para várias doenças como feridas, doenças do fígado, glaucoma e problemas digestivos. (5Fonte )

Além disso, a planta cresce em climas severos e áridos com solo pobre, tornando-se uma cultura importante para áreas afetadas por secas severas, como o Marrocos.

Além de seu uso como alimento para humanos e animais, as pessoas às vezes usam o figo da Índia para fazer corantes naturais e produtos de couro natural.

Tabela nutricional

O figo da Índia é altamente nutritivo e contém uma variedade de compostos vegetais poderosos.

Aqui estão as informações nutricionais para 1 xícara (149 gramas) de figo cru de Índia, também chamado de pera espinhosa (6Fonte ):

Calorias: 61
Carboidratos: 14,3 gramas
Fibra: 5,4 gramas
Proteína: 1,1 grama
Gordura: menos de 1 grama
Vitamina C: 23% do valor diário (DV)
Cálcio: 6% do DV
Magnésio: 30% do DV
Potássio: 7% do DV

Como você pode ver, o figo da Índia é uma boa fonte de fibras e várias vitaminas e minerais que podem promover uma boa saúde.

Por exemplo, o potássio ajuda a regular a pressão arterial, enquanto o cálcio promove ossos fortes. Enquanto isso, a vitamina C é um poderoso antioxidante envolvido na imunidade, e o magnésio desempenha papéis na saúde óssea, na contração cardíaca e muscular e no metabolismo energético.

O figo da Índia também contém pequenas quantidades de folato, riboflavina, vitamina B6, fósforo e cobre.

Além disso, é conhecido por suas fortes qualidades antioxidantes e alto teor de compostos vegetais benéficos. Estes incluem polifenóis , incluindo flavonóides, e pigmentos solúveis em água chamados betalaínas (7Fonte )

Os pigmentos Betalain dão cor ao figo da Índia. As variedades roxas do figo da Índia contêm betalaínas chamadas betacianinas, enquanto as variedades de laranja contêm betaxantinas.

As betalaínas encontradas no figo Índia têm propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Curiosamente, as variedades roxas tendem a ter níveis mais elevados de betalaínas e vitamina C, e podem ter uma atividade antioxidante mais poderosa do que as variedades de laranja. (8Fonte )

Acredita-se que o impressionante perfil de nutrientes do figo da Índia e o alto teor de compostos benéficos de plantas sejam as razões por trás de seus potenciais benefícios à saúde.

Benefícios do figo da Índia

A pesquisa mostrou que o figo da Índia pode fornecer uma série de benefícios à saúde, graças à sua variedade de nutrientes e compostos vegetais potentes.

Por exemplo, estudos mostraram que o figo de Índia pode ajudar a reduzir a inflamação e os níveis de gordura no sangue. (8Fonte )

Pode ajudar a diminuir a inflamação

O figo da Índia contém compostos, incluindo betalaínas, que pesquisas descobriram que podem ter propriedades anti-inflamatórias poderosas.

Alguns estudos associaram o consumo de figo a melhorias em certos marcadores inflamatórios.

O consumo de figo de Índia levou a maiores reduções nos marcadores inflamatórios em comparação com o consumo de outras frutas da estação.

Além disso, consumir figo Índia aumentou o conteúdo de carotenóides da pele dos participantes, um marcador do estado antioxidante de todo o corpo. (9Fonte )

Estudos em animais também mostraram que o figo da Índia pode ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. (10Fonte 11Fonte )

Embora esses resultados sejam promissores, os cientistas precisam fazer estudos maiores e de alta qualidade para investigar mais profundamente as propriedades anti-inflamatórias do figo da Índia.

Pode beneficiar a saúde metabólica

Algumas evidências sugerem que o figo da Índia pode ter a capacidade de reduzir os níveis de gordura e açúcar no sangue.

Curiosamente, as pessoas que consumiram o suco de figo da Índia também tiveram menos danos musculares induzidos por exercícios. (12Fonte )

Além de seu potencial de redução do colesterol, o figo da Índia pode reduzir o açúcar no sangue, de acordo com alguns estudos. (14Fonte )

Outros benefícios potenciais

Junto com os benefícios acima, algumas pesquisas sugerem que o figo da Índia pode oferecer benefícios de proteção do fígado e do cérebro, ter qualidades de combate ao câncer e ajudar a curar ressacas.

Além do mais, o óleo de semente extraído do figo da Índia demonstrou ter propriedades antibacterianas, antifúngicas e cicatrizantes. É por isso que as empresas usam óleo de semente de figo Índia em produtos para a pele e cabelo (21Fonte )

Como se comem os figos da Índia?

Você pode saborear o figo da Índia fresco como uma fruta inteira ou incorporado em diversos produtos, incluindo sucos, doces, geléias e vinhos. As pessoas geralmente preferem comer frutas com casca verde e polpa branca.

É importante observar que você precisa remover a casca externa dura antes de comer a fruta . Cuidado ao descascar a fruta, pois ela está coberta de pequenos espinhos. Use luvas ou uma toalha para proteger as mãos ao remover a pele.

Você pode comer a fruta fresca pura ou em receitas como saladas de frutas. A fruta contém pequenas sementes que você pode comer ou cuspir.

Os produtos de figo da barbárie podem interagir com certos medicamentos, como aqueles usados ​​para tratar diabetes, quando tomados em doses concentradas. (23Fonte 24Fonte )

Além disso, comer grandes quantidades de figo Índia pode causar problemas estomacais em algumas pessoas.

 

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