Quais os benefícios do kiwi para a saúde [ Tabela Nutricional ]

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benefícios do kiwi

Benefícios do kiwi

Dentre os benefícios do kiwi podemos citar que é rico em vitaminas C, K e E, além disso tem grande quantidade de ácido fólico e potássio. É uma boa fonte de fibras e antioxidantes. Tanto a polpa quanto a casca do kiwi são comestíveis.

Tabela nutricional

Cada 100 g de Kiwi fresco contém [ 1 ] :

Calorias61 Kcal
Carboidratos14,7 g
Fibras3,0 g
Gordura Total0,5 g
Vitamina A87,0 Ui
Vitamina E1,5 mg
Vitamina K40,3 mcg
Niacina0,3 mg
Folato 0,1 mg
Ácido pantotênico0,2 mg
Colina7,8 mg
Betaína0,5 mg
Cálcio34,0 mg
Ferro0,3 mg
Magnésio17,0 mg
Fósforo34,0 mg
Potássio312 mg
Sódio3,0 mg
Zinco0,1 mg
Cobre0,1 mg
Manganês0,1 mg
Selênio0,2 mcg
Proteína1,1 g

Benefícios do Kiwi para tratar a asma

Como o Kiwi é muito rico em vitamina C e antioxidantes, acredita-se que pode ajuda no tratamento da asma. Em um estudo foi comprovado que o kiwi tem benefícios para a função pulmonar o que pode reduzir a respiração ofegante nas crianças asmáticas. 

Benefícios do kiwi para a digestão

Benefícios do kiwi para a digestão

Rica em fibras

Alimentos e frutas ricas em fibras ajudam a melhorar a digestão, evitando a prisão de vente e hemorroidas. Mas além disso o kiwi tem uma enzima proteolítica chamada actinidina que ajuda a quebras as proteínas. Em estudos recentes , verificou-se que o suco de kiwi tem benefícios para melhorar a digestão das proteínas.

Leia: Frutas que soltam o intestino

Comer kiwi aumenta a imunidade

Em tempos de pandemia, muitas pessoas estão preocupadas em aumentar a imunidade e consumir alimentos e frutas que tem esse poder. O kiwi é uma fruta muito rica em nutrientes e vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças como o novo corona vírus 19, gripes e resfriados, principalmente para os grupos de risco, como os idosos.

Reduz o risco de doenças

Rico em antioxidantes, o kiwi tem o benefício de reduzir o estresse oxidativo do DNA e assim reduzir o risco de várias doenças crônicas, como câncer de cólon.[ 2 ]

Benefícios do kiwi para baixar a pressão arterial

Benefícios do kiwi para baixar a pressão arterial

Benefícios do kiwi para baixar a pressão arterial

O kiwi contém substâncias bioativas que ajudam a baixar a pressão arterial. O que também ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, como derrame e ataque cardíaco.

Diminui a coagulação do sangue

Estudo da Universidade de Oslo concluiu que comer apenas 2 ou 3 kiwis por dia diminui muito a coagulação e gordura no sangue. Os cientistas concluíram que tem o mesmo poder de ação de tomar uma aspirina por dia para melhorar a saúde do coração.

Benefícios do kiwi para os olhos

Benefícios do kiwi para os olhos

Benefícios do kiwi para os olhos

A degeneração macular é a maior causa de perda de visão, e comer kiwi pode ajudar a prevenir essa doença. Um estudo de 2004 descobriu que comer apenas 3 porções de kiwi por dia reduz em até 36% as chances de sofrer de degeneração macular. Isso se deve aos altos níveis de zeaxantina e luteína da fruta.

Alergia a kiwi

Algumas pessoas podem ter alergia ao kiwi que causa coceira na garganta, língua inchada, dificuldade de engolir vômitos e coceira na pele ( urticária ). Se você é alérgico a avelã, abacate, látex, figos e trigo, evite comer kiwi. Raramente o kiwi pode atrasar a coagulação do sangue e aumentar o sangramento de cortes e feridas. Por isso pessoas com problemas hemorrágicos devem evitar a fruta. Da mesma forma, evite comer kiwi antes de fazer uma cirurgia.

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

  • Cho, E., Seddon, J., & Rosner, B. (2004). Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoid risk of age-related maculopathy. Epidemiology, 122(6), 883-892
    jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/fullarticle/416353
  • Collins, B. H., Horska, A., Hotten P. M., Riddoch, C., Collins, A. R. (2001). Kiwi fruit protects against oxidative DNA damage in human cells and in vitro. Nutritional Cancer, 39(1),148-53
    ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11588897
  • Duttaroy, A. K., Jorgensen, A. Forastiere, F., Pistelli, R., Sestini, P., & Fortes, C. (2000). Consumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in children. Thorax, 55, 283-288Retrieved from
    thorax.bmj.com/content/55/4/283.full
  • Kaur, L., Rutherford, S. M., Moughan, P. J., Drummond, L., & Boland, M. J. (2010, April 28). Actinidin enhances gastric protein digestion as assessed using an in vitro gastric digestion model. Journal of Agricultural Food Chemistry, 58(8),5068-73Retrieved from
    ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20232890
  • Leong, L. P., & Shui, G. (2002, January). An investigation of antioxidant capacity of fruits in Singapore markets. Food Chemistry, 76(1), 69-75
    sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814601002515
  • Stonehouse, W., Gammon, C. S., Beck, K. L., Conlon, C. A., von Hurst, P. R., & Kruger, R. (2012, November 6). Kiwi: Our daily prescription for health. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, 91(6), 442-447. Retrieved from
    nrcresearchpress.com/doi/abs/10.1139/cjpp-2012-0303#.WEW-VKOZORv
  • Svendsen, M. (2014, December 8). The effect of kiwifruit consumption on blood pressure in subjects with moderately elevated blood pressure: A randomized, controlled study. Blood Pressure, 24(1).Retrieved from
    ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25483553
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