Quais são as melhores frutas para comer na gravidez?

Conheça as 16 melhores frutas para se comer na gravidez.

16 Melhores frutas para comer na gravidez

16 Melhores frutas para comer na gravidez

Vamos mostrar nesse artigo as 16 melhores frutas para comer na gravidez que você deve incluir na sua dieta pré-natal.

Assim que você engravida, você é induzida a comer mais. No entanto, o ditado “que uma grávida come por dois” não se aplica a uma futura mãe. Estar grávida não significa que você deva comer demais, mas sim que deve consumir uma dieta balanceada para atender às necessidades de nutrientes para você e para o bebê em crescimento.

Certamente sua dieta está incompleta sem vegetais e frutas. Se você não consumir a quantidade necessária de vegetais e frutas, seu corpo não será capaz de atender às necessidades nutricionais do bebê.

Importância das frutas na gravidez

Curiosamente, especialistas em desenvolvimento infantil do Canadá descobriram recentemente que mulheres que consumiram mais frutas durante a gravidez deram à luz crianças com melhor desempenho nos testes de desenvolvimento quando atingiram os 12 meses de idade.

As frutas constituem a parte mais importante de sua dieta, e comer frutas ricas em vitaminas, fibras e minerais fornece nutrição para a mãe e o bebê em crescimento. Alguns dos principais nutrientes são obtidos a partir das frutas e podem ajudar você e o bebê das seguintes maneiras:

  • As frutas fornecem nutrientes essenciais como o beta-caroteno para o bebê que auxilia no desenvolvimento de tecidos e células, além de construir um sistema imunológico mais forte
  • A vitamina C nas frutas é vital para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê. Também é importante para o corpo ter esta vitamina em quantidades adequadas, pois ajuda o corpo a absorver o ferro, que é um mineral essencial necessário durante a gravidez
  • O ácido fólico, que é uma vitamina B solúvel em água, também é muito importante durante a gravidez. Previne defeitos de crescimento fetal relacionados ao cérebro e à medula espinhal.
  • Frutas ricas em fibras ajudam a lidar com constipação e hemorroidas, enquanto frutas ricas em ferro previnem a anemia
  • O potássio é essencial para manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos nas células do corpo. Cãibras nas pernas são comuns durante a gravidez e podem ser aliviadas com o consumo de frutas ricas em potássio.

1- Banana

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Banana

A banana está no topo da lista das melhores frutas para comer na gravidez porque contém nutrientes essenciais, como folato, vitamina C, B6, potássio e magnésio. Enquanto o folato desempenha a função de proteger o feto de defeitos do tubo neural, a vitamina B6 ajuda a regular os níveis de sódio. Os níveis de fluidos desequilibrados podem causar náuseas e vômitos nas mulheres grávidas, mas o rico teor de magnésio da banana garante um equilíbrio de fluidos saudável. Geralmente, é recomendado comer uma banana todos os dias durante o primeiro trimestre.

2- Kiwi

O kiwi tem vários benefícios na gravidez e por isso está em segundo lugar na lista porque é rico em nutrientes como vitamina C, E, A, potássio, fósforo, magnésio, ácido fólico e fibra alimentar. Os kiwis têm um efeito curativo no sistema respiratório. Os kiwis também ajudam te proteger do resfriado e da tosse. Eles reduzem o risco de coagulação do sangue, pois têm um alto teor de fósforo e ajudam a absorver o ferro.

3- Goiaba

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Goiaba

Os nutrientes da goiaba a tornam uma fruta indispensável na gravidez. É rica em Vitamina C, E, isoflavonóides, carotenóides e polifenóis. A goiaba também auxilia na digestão e fortalece o sistema nervoso do bebê.

4- Maçã

Esta é uma das frutas mais importantes para comer durante a gravidez porque aumenta a imunidade e a força de seu bebê. Ajuda a reduzir o risco de respiração ofegante, asma e eczema no seu filho à medida que ele cresce. As maçãs são ricas em nutrientes e contêm vitaminas A, E e D e zinco.

5- Pera

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Pera

As peras são primas próximas das maçãs e contêm grandes quantidades de ácido fólico. Eles também são uma fonte rica em vitamina C.

6- Pinha

Também conhecida como Ata ou Fruta do Conde a pinha é rica em vitamina A e C, que é bom para a formação dos olhos, cabelos, pele e tecidos do corpo do bebê em crescimento. Esta fruta da época também é recomendada porque melhora o desenvolvimento cognitivo do seu bebê.

7- Romã

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Romã

AS Romãs contêm cálcio, folato, ferro, proteínas e vitamina C. Portanto, são frutas altamente recomendadas durante a gravidez.

8- Abacate

Os abacates são conhecidos por terem mais folato do que as outras frutas. Eles também são uma grande fonte de vitamina C, B e K e contêm fibras, colina, magnésio e potássio. Os abacates também contêm ferro. A colina é importante para o desenvolvimento do cérebro e dos nervos do bebê porque a deficiência de colina pode afetar a memória do bebê.

9- Manga

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Manga

A manga contêm uma grande quantidade de vitamina C, que auxilia na digestão, previne a constipação e protege contra infecções leves. No entanto, as mangas são frutas sazonais e podem não estar disponíveis em todas as estações.

10- Cereja

Carregadas com vitamina C, as cerejas ajudam a combater infecções, como um resfriado comum. As cerejas também melhoram o fornecimento de sangue para a placenta.

11- Morango

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Morango

Os morangos são ricos em vitaminas, fibras e ácido fólico. Eles também contêm manganês e potássio que ajudam no crescimento dos ossos fortes do seu bebê.

12- Melancia

As melancias contêm vitaminas A, C e B6, magnésio e potássio. Cheios de minerais, eles também são ricos em fibras. Inclua melancia em sua dieta, especialmente no último trimestre, pois ajuda a aliviar a azia e o inchaço nas mãos e pés (edema) e alivia as cãibras musculares.

13- Sapoti

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Sapoti

O sapoti é cheio de eletrólitos, vitamina A, carboidratos e fornece muita energia. Eles ajudam a controlar tonturas e náuseas, além de manter a síndrome do intestino irritável sob controle.

14- Mirtilo

Os mirtilos são ricos em vitamina C, ácido fólico, cálcio e fibras, que são indispensáveis na gravidez.

15- Laranja

Esta fruta cítrica é uma boa fonte de potássio e ajuda na redução da pressão arterial . A laranja é uma fonte de vitamina C.

16- Uva

16 Melhores frutas para comer na gravidez
Uva

As uvas são cheias de nutrientes, como glicose, frutose, flobafeno, ácido gálico, ácido silícico, ácido oxálico, pectina, magnésio, cálcio, ferro, ácido fólico e diferentes tipos de vitaminas, como B1, B2 e B6

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

https://nutritiondata.self.com/