Quais são os benefícios da framboesa? [ Tabela Nutricional ]

  • por
Quais são os benefícios da framboesa?

6 Benefícios da framboesa e tabela nutricional

Supreendentemente a framboesa é a frutas de uma espécie de planta da família das rosas. Há vários tipos de framboesas: como a preta, roxa e dourada, mas a framboesa vermelha, ou Rubus idaeus , é a mais consumida e comum .

Elas são originárias da Europa e do norte da Ásia e atualmente são cultivadas praticamente em todo o mundo. Essas frutas vermelhas, são doces e ácidas, têm uma vida curta e são colhidas apenas durante o verão e outono. Por isso é melhor comer as framboesas frescas.

Este artigo mostra os benefícios das framboesas e tabela nutricional.

Tabela nutricional

A framboesa tem muitas vitaminas e minerais e poucas calorias. Cada 100 g da fruta contém ( 1 ):

Calorias52 Kcal3%
Carboidratos11,9 g4%
Fibras6,5 g26%
Proteínas1,2 g2 %
Vitaminas/MineraisQuantidadeVD*
Vitamina C26,2 g44%
Vitamina E0,9 g4%
Vitamina K7,8 mcg10%
Vitamina B60,1 mg3%
Manganês0,7 mg34%
Ferro0,7 mg4%
Magnésio22 mg5%
Potássio151 mg4%

*VD  -Valores diários percentuais (VD%) são para adultos ou crianças com 4 anos ou mais e são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores de acordo com suas necessidades individuais.

A framboesa também tem vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B6, cálcio e zinco, mas em pequenas quantidades.

Benefícios

1- Reduz o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer

As framboesas são ricas em vários compostos antioxidantes poderosos , incluindo vitamina C, quercetina e ácido elágico. Em comparação com outras frutas, as framboesas têm um conteúdo antioxidante semelhante ao dos morangos, mas apenas metade das amoras e um quarto dos mirtilos

Estudos em animais sugere que a framboesa e o extrato de framboesa têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que podem reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e até câncer. (6 )

2- É uma fruta indicada para diabéticos

Quais são os benefícios da framboesa

Diabetes

As framboesas são pobres em carboidratos e ricas em fibras, o que as torna uma ótima fruta para diabéticos. Além disso, estudos mostram que as framboesas podem reduzir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina. 9 10 )

3- Tem efeito anti câncer

Por ser rica em antioxidantes, a framboesa pode te proteger contra o câncer. (4 5 )

4- Reduz os sintomas da artrite

As framboesas têm propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir os sintomas da artrite.  (6 )

5- Framboesa Ajuda a emagrecer

100 gramas de framboesa tem apenas 52 calorias, mas 8 gramas de fibra. Além do mais, é composto por mais de 85% de água. Isso torna as framboesas uma fruta com poucas calorias e que te mantém satisfeito por mais tempo. Além disso, por ser uma fruta naturalmente muito doce, pode satisfazer sua vontade de comer doces.

6- Anti envelhecimento

As framboesas são muito ricas em antioxidantes, o que pode reduzir os sinais de envelhecimento combatendo os radicais livres. As framboesas também são ricas em vitamina C, que deixa a pele mais saudável, aumentando a produção de colágeno e revertendo os danos à pele causados ​​pelos raios UV do sol. (25 )

Conclusão:

As framboesas tem poucas calorias, mas são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Pode te proteger contra diabetes, câncer, obesidade , artrite e outras doenças crônicas e também tem efeitos anti-envelhecimento.

Como essas frutas são muito frágeis, compre sempre quando estiverem na estação e consuma logo após a compra. Framboesas congeladas também são uma boa opção em qualquer época do ano.

LEIA TAMBÉM: