Quais são os benefícios da Nêspera?

  • por
Quais são os benefícios da Nespera?

A nêspera, nome científico Eriobotrya japonica, também é comumente conhecida como ameixa japonesa, tem vários benefícios para a saúde: Melhora o sistema circulatório, doenças renais, menor risco de câncer, prevenção do diabetes, controle de pressão arterial, acalma o sistema respiratório, emagrece, fortalece os ossos, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e baixa o colesterol.

Nêspera Origem:

A nêspera é conhecida por ser da China. No entanto, ela tem sido cultivada no Japão e na Índia desde os tempos antigos e também é encontrada na Indochina, na região mediterrânea e, em certa medida, nos países subtropicais do Novo Mundo.

Há registros de que a nêspera foi cultivada na China por mais de 2.000 anos e foi introduzida na Europa no século XVIII, mas apenas como árvore ornamental em jardins botânicos.

Sabor da nêspera

Por pertencer à família das frutas Rosaceae, as nêsperas têm sabor e sabor semelhantes aos das maçãs; azedo e doce com aroma agradável.

Pé de nêspera – Nespeira

A nêspera é um grande arbusto perene ou pequena árvore, com 5–10 metros de altura com uma copa arredondada, tronco curto e galhos robustos tomentosos acinzentados enferrujados.

As nêsperas são fáceis de cultivar e costumam ser usadas como ornamentais. Sua folhagem com textura ousada adiciona um aspecto tropical ao jardim e contrastam bem com muitas outras plantas.

Normalmente planta prefere clima subtropical a temperado ameno e cresce em uma ampla variedade de solos de fertilidade modesta, de franco arenoso leve a argila pesada e até mesmo calcário oolítico, mas requer uma boa drenagem.

Ele abomina as áreas alagadas. Por causa do sistema radicular raso da nêspera, deve-se ter cuidado no cultivo mecânico para não danificar as raízes.

Fruta nêspera

Os frutos da nêspera, crescem em cachos, são ovais, arredondados ou em forma de pera, com 1 a 2 polegadas de comprimento com uma casca lisa ou felpuda, amarela ou laranja, às vezes avermelhada.

Os frutos são normalmente de cor verde, passando a amarelo ou amarelo-alaranjado quando completamente maduros.

A polpa suculenta e picante é branca, amarela ou laranja e doce a sub-ácido ou ácido, dependendo do cultivo.

Cada fruto contém de três a cinco sementes grandes e castanhas no centro, elipsóide angular, de 15 mm por 8 mm. As sementes não são comestíveis e podem conter substancias tóxicas.

Qual é a época da nêspera?

As frutas maduras podem estar prontas para serem colhidas maio a setembro; no entanto, a época de colheita pode variar de região para região. A nêspera é normalmente é polinizada por abelhas. 

Nêspera benefícios:

A nêspera tem grandes quantidades de fibras geralmente conhecida como pectina. A pectina é extremamente valiosa na união e também na eliminação das toxinas produzidas pelo corpo. Também atua para evitar o depósito excessivo de toxinas no cólon, reduzindo assim seu efeito. Portanto, previne o câncer de cólon.

Junto com fibras saudáveis, a nêspera tem uma grande quantidade de antioxidantes. Os antioxidantes são impressionantes para proteger o corpo dos radicais livres e do estresse oxidativo.

Mas além dos antioxidantes, tem uma grande quantidade de nutrientes. Portanto, nêsperas ajuda a te proteger contra câncer, inchaço e doenças degenerativas. Além disso, é bom para a visão.

1. Sistema Circulatório

As nêsperas tem altas concentrações de ferro, o que fortalece os glóbulos vermelhos. O ferro é uma parte essencial da hemoglobina, que transporta os glóbulos vermelhos oxigenados por todo o corpo, aumentando assim a circulação. Isso pode acelerar a cura, aumentar a energia e garantir que todos os sistemas de seus órgãos estejam funcionando em sua capacidade total!  ( 1 )

2. Doenças renais

A nêspera é muito recomendada para pessoas que tem ácido úrico alto, pedras nos rins, insuficiência renal e gota.

A fruta age como um diurético, melhorando a fabricação da urina e promovendo a remoção do excesso de partículas úricas junto com seu baixo teor de proteínas e alto teor de minerais.

3. Reduz o risco de câncer

Os antioxidantes da nêspera tem vários benéficos para a saúde. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo que são produzidos como um subproduto natural do metabolismo celular.

Essas moléculas com seus elétrons desemparelhados podem causar mutações nas células saudáveis, levando a doenças crônicas, incluindo câncer.

O chá de nêspera tem sido especialmente associado a menores taxas de ocorrência de câncer de pulmão e de boca. ( 2 )

4. Previne o diabetes

Quais são os benefícios da Nêspera?

Previne o diabetes

O chá de nêspera é usado para prevenir ou tratar o diabetes, já que tem o poder de baixar a glicose no sangue.

Os compostos no chá de nêspera ajudam a regular os níveis de insulina e glicose, o que ajuda a proteger o corpo contra o diabetes.

Além disso, para quem já sofre de diabetes, é essencial evitar picos e quedas de glicose, o que este chá também pode fazer.  ( 3 )

Veja também: Frutas que baixam a glicose

5. Controle da pressão arterial

Quais são os benefícios da Nêspera?

Controla a pressão arterial

A nêspera tem uma boa quantidade de potássio, que atua como vasodilatador no sistema cardiovascular do corpo. Ao diminuir o esforço e a pressão nos vasos sanguíneos e artérias, o potássio é capaz de baixar a pressão arterial e proteger a saúde do coração.

O potássio é frequentemente considerado como um impulsionador do cérebro, devido ao aumento do fluxo sanguíneo para os capilares do cérebro, o que pode melhorar a cognição. ( 4 )

6. Benefícios da nêspera para o sistema respiratório

As substâncias expectorantes da nêspera são importantes no tratamento de resfriados e outras infecções respiratórias.

O chá de nêspera é usado como expectorante, seja via oral ou para fafzer gargarejo, pois ajuda na eliminação do muco e do catarro. ( 5 )

7. Emagrece

A fruta nêspera tem poucas calorias. Além disso, tem uma grande quantidade de fibra alimentar. Dietas ricas em fibras controlam a fome e apetite, bem como aumentam o metabolismo. Como resultado, a nêspera é uma fruta que emagrece.

8. Fortalece os ossos

A perda da densidade mineral óssea é um dos maiores problemas para muitas pessoas à medida que envelhecem, principalmente para as mulheres após a menopausa.

Felizmente, a nêspera ajuda a prevenir a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido à sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos que simulam hormônios. ( 6 )

9. Benefícios da nêspera para a digestão

Quais são os benefícios da Nêspera?

Melhora a digestão

As nêsperas são ricas em pectina, que na verdade é um tipo específico de fibra alimentar que melhora o sistema digestivo. A fibra alimentar ajuda a aumentar o volume das fezes e a estimular o movimento peristáltico, o que ajuda na regularidade dos movimentos intestinais.

Se você sofre de prisão de ventre, diarreia, cólicas, inchaço ou outros distúrbios estomacais, a fibra da nêspera ajuda a aliviar a inflamação e a melhorar a saúde do intestino. ( 7 )

Veja também: Frutas que soltam o intestino

10. Fortalece o sistema imunológico

A nêspera é uma fonte maravilhosa de vitamina C , que na verdade fortalece o sistema imunológico.

A vitamina C ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos, a primeira linha de defesa do organismo contra patógenos, e também funciona como um antioxidante para evitar doenças crônicas.

Além disso, a vitamina C é necessária para a produção de colágeno, que auxilia no crescimento e reparo dos tecidos em todo o corpo após uma doença ou lesão. ( 8 )

11. Melhora a visão

Quais são os benefícios da Nêspera?

É bom para a saúde dos olhos

A nêspera tem uma boa quantidade de vitamina A . Uma vez que a vitamina A é antioxidante, é extremamente benéfico para a saúde dos olhos.

Além disso, os altos níveis de antioxidantes da nêspera ajuda a proteger os olhos dos radicais livres. Também evita os danos à retina causados ​​por radicais livres. Como resultado, melhora a visão e também protege contra catarata e degeneração macular.

12. Pode baixar o colesterol

Embora o mecanismo exato não seja completamente compreendido, a pesquisa relacionou o consumo de nêspera e o chá a níveis mais baixos de colesterol.

Este benefício da nêspera é muito estimulante, mas mas ainda não é totalmente comprovado, e mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar se a nêspera realmente é uma fruta que baixa o colesterol. ( 9 )

Marcações: