Quais são os benefícios do sapoti?

  • por
benefícios do sapoti

Benefícios do sapoti

Dentre os principais benefícios do sapoti podemos destacar: fortalece os intestinos, mas também aumenta a imunidade e previne várias infecções bacterianas devido à presença de vitamina C.

Sapoti tabela nutricional

Cada 100 g de sapoti fresco contém [ 1 ] :

Calorias83 Kcal
Carboidratos20 g
Fibras5,3 g
Proteína0,4 g
Vitamina C14,7 mg
Folato14 mcg
Cálcio21 g
Ferro0,8 mg
Magnésio12 mg
Fósforo12 mg
Potássio193 mg
Cobre0,1 mg

1- Benefício do sapoti – É bom para o intestino

benefícios do sapoti

É bom para o intestino

Todos nós sabemos que os alimentos ricos em fibras ajudam na digestão e no movimento intestinal. O sapoti tem uma grande quantidade de fibra alimentar, o que o torna uma excelente fruta que solta o intestino. O alto teor de fibras alivia a constipação e também previne as hemorroidas, fortalece a membrana do cólon e a torna resistente a infecções.

2- Propriedades anti-inflamatórias

Segundo o International Journal of Food Science and Nutrition, o alto teor de taninos do sapoti tem poder anti-inflamatório, que auxilia o funcionamento do trato digestivo prevenindo doenças como esofagite, enterite , síndrome do intestino irritável e gastrite. Ele também reduz a inflamação, reduzindo qualquer inchaço e dor.

3- Cura resfriado e tosse

Também foi descoberto que os compostos químicos do sapoti ajudam a evitar a congestão e a tosse crônica, removendo o catarro e o muco da passagem nasal e do trato respiratório.

4- Bom para os ossos

O sapoti é uma fruta muito rica em minerais e possui grandes quantidades de cálcio, fósforo e ferro, que são fundamentais para os ossos aumentando sua resistência. Por ser rico em cálcio, ferro e fósforo, o sapoti auxilia muito no fortalecimento e crescimento dos ossos. O cobre é essencial para o crescimento dos ossos, tecido conjuntivo e músculos. A deficiência de cobre aumenta as chances de osteoporose, fraqueza muscular, baixa resistência, fraturas e articulações fracas. Os estudos mostram que a ingestão de cobre com manganês, zinco e cálcio retarda a perda óssea em mulheres idosas.

5- Benefício do sapoti – Poderoso antioxidante

Por ser rico em nutrientes, o sapoti é um depósito de vitaminas E, A e C, todos ótimos para a saúde da pele e com incríveis propriedades hidratantes. A presença de antioxidantes como ácido ascórbico, poli fenóis e flavonoides ajudam a reduzir as rugas e torna a pele mais jovem. Além disso, o óleo de semente ajuda a hidratar o couro cabeludo e amaciar o cabelo. O óleo de semente de sapoti também ajuda no tratamento da queda de cabelo causada por dermatite seborreica.

LEIA TAMBÉM:

Marcações: