Qual é o Benefício da Jabuticaba?

17 Benefícios da Jabuticaba para sua saúde

benefícios da jabuticaba

Plinia cauliflora, comumente conhecida como jabuticaba ou jaboticaba, é uma árvore perenifólia subtropical ou grande arbusto pertencente à família Myrtaceae.

A planta é nativa das florestas costeiras e regiões montanhosas do sul do Brasil. Também cresce ao redor do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Brasil, também ao redor de Santa Cruz, Bolívia, Assunção, Paraguai, Uruguai e nordeste da Argentina.

A palavra jabuticaba é derivada da palavra tupi, jaboti, para tartaruga, ou como gordura de tartaruga, descritiva da polpa do fruto. Cauliflora vem de caulifloria, o que significa que os frutos e flores crescem diretamente na casca ou sob a casca ao longo do tronco e galhos.

O galho é abundante; inclina-se para cima e normalmente forma uma coroa simétrica densa, arredondada ou em forma de vaso. A árvore é reconhecida por seus frutos de polpa branca e preto-púrpura que crescem diretamente no tronco; podem ser consumidos crus ou usados ​​para fazer geleias, compotas, licor ou vinho. A madeira é utilizada apenas para carvão e como combustível. A planta pode ser cultivada a partir de sementes ou por enxerto.

Quantas vezes da jabuticaba no ano?

A jabuticaba pode dar frutas até cinco vezes por ano. A jabuticaba pode levar até oito anos para dar frutos.

A fruta fresca pode começar a fermentar ( estragar ) 3 a 4 dias após a colheita, por isso é muito usada para fazer compotas, tortas, vinhos fortes e licores. Devido ao curto prazo de validade, a jabuticaba fresca é rara no mercados fora das áreas de cultivo.

Quais os benefícios da jabuticaba para a saúde?

benefícios da jabuticaba
Suco de jabuticaba

A jabuticaba é usada no tratamento de hemoptise, asma, diarreia e disenteria também como gargarejo para inflamação crônica das amígdalas se a decocção cáustica das peles ressecadas pelo sol é convencionada no Brasil. Esse uso de frutas também pode levar ao consumo excessivo de tanino. A fruta da Jabuticaba contém compostos semelhantes aos conhecidos por terem os mesmos benefícios das uvas e outras espécies relacionadas, incluindo propriedades antienvelhecimento, anti-inflamatórias e antioxidantes. Listados abaixo estão alguns dos benefícios da Jabuticaba para a saúde.

1. Dor de garganta

A jabuticaba é usada como um remédio caseiro para tratar dores de garganta desde os tempos antigos. O suco da fruta Jabuticaba é um pouco azedo, assim como qualquer tipo de fruta. Misture o suco de Jabuticaba com água morna para ajudar a acalmar a dor de garganta. Além disso, a vitamina C encontrada na Jabuticaba ajudará no combate às infecções de garganta.

2. Asma

A asma é uma doença que pode ser completamente curada, mas é melhor aliviar os sintomas da asma. A jabuticaba é composta por alguns compostos ativos que podem ajudar a abrir as vias respiratórias brônquicas, o que é muito benéfico para os asmáticos. 

3. Jabuticaba emagrece

Como essa fruta é muito rara, apenas quem mora no Brasil podem comer jabuticaba para emagrecer, por isso você não a encontraria na lista de frutas que emagrecem. É porque essas frutas tem poucas calorias e carboidratos, mas repletas de vitaminas, minerais e proteínas. Essas combinações são excelentes para perder peso.

4. É verdade que jabuticaba prende o intestino?

É verdade que jabuticaba prende o intestino?
Jabuticaba prende o intestino

Como todos sabemos que a casca da Jabuticaba pode causar prisão de ventre se consumir em excesso. É porque consiste em compostos específicos que podem ajudar a abrandar a evacuação. Por isso, como medicamento, comer a Jabuticaba junto com sua casca é bom para o tratar a diarreia de forma natural.

5. Acelera o processo de cura

Existem algumas razões pelas quais esta fruta é altamente recomendada para consumir durante o processo de recuperação ou cicatrização. Em primeiro lugar, essa fruta é muito rica em vitamina C, que aumenta sua imunidade; em segundo lugar, com essa fruta você pode fazer um suco poderoso que pode manter seu corpo hidratado para melhorar o metabolismo durante a recuperação.

6. Benefícios da jabuticaba para a pele

Por ser um poderoso antioxidante, previne o envelhecimento precoce e também os sinais de envelhecimento como manchas escuras, rugas e linhas de expressão. Esta fruta exótica possui nutrientes importantes, principalmente em sua casca, que são considerados muito benéficos para a pele. Estudos constataram que a Jabuticaba auxilia no rejuvenescimento e hidratação da pele. Também estimula a produção de colágeno que auxilia no aumento da elasticidade da pele. A polpa dessa fruta é composta por vitamina B3, que auxilia no funcionamento de enzimas que estimulam o crescimento celular. Ele também tem propriedades desintoxicantes e antimicrobianas e, portanto, é usado no tratamento da acne. A jabuticaba é usada na preparação de produtos comerciais para o cuidado da pele. A polpa da jabuticaba é misturada com aveia e mel para fazer uma esfoliação caseira.

7. Benefícios da jabuticaba para os cabelos

Os nutrientes da Jabuticaba promovem o crescimento dos cabelos, deixando saudável e brilhante e também ajudam na prevenção da queda de cabelo. Vários produtos comerciais feitos com extrato de Jabuticaba para os cabelos também estão disponíveis no mercado.

8. Propriedades anticâncer

A jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes devido à presença de compostos fenólicos como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que atuam como potentes antioxidantes, também possuem propriedades anti-inflamatórias, com propriedades anticancerígenas. Esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres responsáveis ​​por causar danos às células e mutações no DNA.

9. Saúde digestiva

O alto teor de fibras da Jabuticaba auxilia na regularidade dos movimentos intestinais e na prevenção da prisão de ventre. Os nutrientes desta fruta ajudam na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

10. Reduzir doenças cardiovasculares

Foi descoberto que as dietas ricas em antocianinas ou polifenóis podem diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, regulando o metabolismo dos lipídios. Pesquisas realizadas em ratos obesos confirmaram que tais dietas auxiliam na redução dos níveis séricos de colesterol total e triglicerídeos e também no aumento do colesterol bom (HDL). A casca de jabuticaba é uma rica fonte de fibra alimentar, capaz de diminuir os níveis de LDL e colesterol total.

11. Benefícios da jabuticaba para o controle do diabetes

Benefícios da jabuticaba para o controle do diabetes
Jabuticaba ajuda a controlar o diabetes

Segundo pesquisas realizadas em camundongos, a casca de Jabuticaba é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, portanto, seu consumo regular é útil na prevenção do diabetes tipo 2. Por ser um alimento de baixa caloria com bastante fibra alimentar, é um fruta boa para pessoas com diabetes. Estudos em animais também descobriram que a  casca da jabuticaba ajuda a emagrecer.

12. Benefícios da jabuticaba para o Fígado

O suco de jabuticaba tem propriedades que ajudam a reduzir o estresse no fígado também ajudam a filtrar as toxinas do fígado enquanto nutrem o corpo com vitaminas e minerais.

13. Contra o envelhecimento precoce

Rico teor de antioxidantes presentes no suco de Jabuticaba ajuda a retardar o processo de envelhecimento e ajuda a reduzir as linhas de expressão e manchas antigas na pele.

14. Benefícios da jabuticaba para as grávidas

Antigamente, a Jabuticaba era administrada às grávidas por causa da grande quantidade de ferro contida nela. Esta fruta também é uma boa fonte de ácido fólico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebê.

15. Aumenta os níveis de ferro no sangue

O suco de Jabuticaba é composto por grandes quantidades de ferro que ajuda a aumentar os níveis no corpo. Além disso, o ferro presente no Suco de Jabuticaba auxilia no tratamento de doenças relacionadas aos baixos níveis sanguíneos, como anemia, tontura e desmaios.

16. Fortalece ossos e dentes

Altos níveis de cálcio, potássio e magnésio nesta fruta são benéficos para os ossos e dentes. Esses minerais ajudam a fortalecer os ossos e a prevenir doenças como a osteoporose.

17. Alivia a artrite

Por causa de suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, Jaboticaba  ajuda no alívio da artrite e outros distúrbios causados pela inflamação.

 

Fontes: