Qual é o Benefício da Pinha?

  • por
Qual é o benefício da pinha?

A pinha também conhecida como Ata, Condessa, Cabeça-De-Negro, Coração-De-Boi, Fruta Do Conde, Fruta Deconde, Fruta De Condessa, Araticutitaia. É  espécie pertencente à família Annonaceae, natural das Américas tropicais e também amplamente cultivada por ser uma fruta suculenta, perfumada e saborosa. Ele contém alto teor de vitamina C, mais do que laranja .

Origem da pinha

No século 16, foi introduzida na Índia e nas Filipinas e desde então tem sido cultivada lá. Devido ao cultivo extensivo e à naturalização, sua área nativa é desconhecida, mas acredita-se que tenha se originado nas Índias Ocidentais e foi descoberta pela primeira vez na Jamaica. É natural do norte ao sul da Flórida nos Estados Unidos e no sul da Bahia no Brasil e em muitas partes da Ásia. A pinha é uma das frutas mais importantes do interior do Brasil, com produção concentrada nos estados de Alagoas e São Paulo. 

Pinha árvore

Qual é o benefício da pinha?

Pé de pinha

A árvore pequena e semidecídua atinge de 3 a 8 metros de altura, com tronco curto, copa larga e aberta e ramos de distribuição irregular. As folhas são simples, alternadas, pecioladas e medem cerca de 4 a 22 mm de comprimento. A lâmina mede 5 a 17 × 2,5 a 6 cm, estreitamente elíptica a oblonga ou lanceolada, ápice agudo a obtuso, base amplamente cuneiforme a arredondada. As inflorescências consistem em flores solitárias de 2 a 4; pedúnculo delgado de 2 cm que se torna alargado em frutos. As flores perfumadas são esverdeadas a amarelas, com sépalas peludas, verdes e triangulares com cerca de 16 mm de comprimento. As pétalas externas são grossas, carnudas, verde-amareladas, oblongas e arredondadas nas pontas. O fruto é em forma de coração, ovalado ou cônico, subgloboso e com 5 a 11 cm de diâmetro. A fruta pode ser esverdeada ou amarela quando madura com polpa branca e pulverulenta. A polpa é comestível, branca e adocicada e aromática.

Benefícios da pinha

Aqui estão alguns benefícios da pinha para a saúde

Pinha benefícios para o cabelo e para a pele

A pinha auxilia na manutenção da saúde da pele e do cabelo. A pinha é rica em vitamina A e antioxidantes que ajudam a reconstruir os tecidos e protegem a estrutura celular, o que torna a pele brilhante e macia, assim como o cabelo liso. Os antioxidantes previnem os danos dos radicais livres. Protege a pele dos sinais de envelhecimento. Ele neutraliza a deterioração, bem como o crescimento de anormalidades que causam câncer. Reduz o aparecimento de rugas e faz com que a pele pareça mais jovem. A vitamina A atua com as proteínas do corpo para fortalecer os ligamentos, tendões e músculos. Também auxilia na produção de colágeno. Além disso, melhora a flexibilidade da pele e torna o cabelo forte. Na Índia, é aplicado em úlceras e furúnculos para acelerar o processo de cicatrização.

Saúde respiratória

Coma pinha para ajudar com problemas respiratórios como a bronquite. A pinha contêm vitamina B6, que tem propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a diminuir a inflamação no corpo e dos brônquios. Os brônquios se dilatam, o que permite a passagem de mais ar. A pinha tem benefícios para pessoas que sofrem com asma ou infecções brônquicas. Esta fruta contém antioxidantes que ajudam o sistema imunológico a neutralizar infecções e problemas das vias aéreas.

Baixa pressão alta

Qual é o benefício da pinha?

Baixa a pressão

A hipertensão arterial é problema de saúde comum devido a vários motivos, como dieta inadequada e estresse. A pressão alta é como um assassino silencioso. Descobriu-se que as pinhas são boas para baixar a pressão. Ela Tem alto teor de potássio, mais do que a banana . O potássio é essencial para a saúde do coração. Uma dieta rica em potássio equilibra os níveis de sódio e baixa a pressão arterial.

Previna problemas cardíacos

O magnésio é essencial para relaxar os músculos do coração. Uma vida estressada faz com que o coração trabalhe mais do que deveria. Assim, o magnésio ajuda a equilibrar a pressão e o excesso de trabalho, de modo que os músculos possam relaxar um pouco e não se desgastar. Ele reduz as chances de ataques cardíacos e outras doenças. Uma pinha tem 10% das necessidades diárias de magnésio. A redução da pressão arterial diminui as chances de ataque cardíaco.

Baixa o colesterol

50 alimentos para baixar o colesterol - banner 600

50 alimentos para baixar o colesterol – BAIXE AGORA

O alto nível de colesterol é prejudicial. Devido à dieta e ao estilo de vida sedentário, tendemos a ter níveis elevados de colesterol. A deficiência de vitamina B3 aumenta o nível de colesterol ruim. A niacina ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim em 20%. Também aumenta o bom colesterol, que reveste as artérias com uma camada lisa e protetora. O coração tem todo o fluxo sanguíneo, bem como o oxigênio de que necessita. É capaz de funcionar com mais facilidade, o que diminui as chances de desenvolver ataque cardíaco ou doença cardíaca.

Saúde digestiva

A pinha é uma fonte abundante de cobre e fibras que sustentam o sistema digestivo. Ela reduz as chances de constipação e desconforto intestinal. Amasse a polpa e misture com um pouco de água que ajuda a solidificar as fezes evitando diarreia. Ele alivia a doença de Chron e IBS.

Leia também: Frutas que soltam o intestino

Benefícios da pinha para diabéticos

Qual é o benefício da pinha?

Regula a glicose no sangue de diabéticos

A pinha auxilia na regulação da glicose no sangue. Por ser uma ótima fonte de fibra alimentar, diminui as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Esta fruta também ajuda a absorver a glicose do sangue . O consumo de regular de pinha previne o diabetes tipo 2.

Previne a anemia

Aqueles que sofrem de anemia podem consumir pinha para se recuperar. Esta doença é causada pela deficiência de ferro no corpo. Então, neste ponto, a pinha é uma boa opção para a prevenção da anemia, pois tem uma fonte essencial de de ferro.

Prevenção do câncer

Um estudo recente mostra que a pinha contém nutrientes que atuam como propriedades anticancerígenas. Previne as chances de desenvolver câncer. Contém acetogenina e alcalóides que impedem o crescimento das células tumorais.

Benefícios da pinha para a gravidez

O folato é essencial para uma gravidez saudável, pois evita as chances de defeitos do tubo neural. A pinha possui alto teor de folato, o que ajuda  na saúde das gravidas. Comer pinha durante a gravidez reduz as chances de aborto espontâneo. Além disso, o mamão e abacate , também são boas fontes de folato.

Leia também: Quais são as melhores frutas para se comer na gravidez

Diminui as dores reumáticas

A pesquisa mostra que o chá das folhas de pinha reduz as dores reumáticas. Ele reduz a dor ao equalizar o equilíbrio da água no corpo e elimina os ácidos. Além disso, a pinha contém magnésio que controla o equilíbrio normal de fluidos e eletrólitos no corpo. O chá das folhas de pinha reduz as chances de inflamação devido ao reumatismo e artrite.

 

Fontes:

Referências: